Centro Cultural Azambujense celebra Mês da Música

No próximo dia, 04 de Outubro, Sábado, o Centro Cultural Azambujense, propõem um concerto da Banda Filarmónica, desta colectividade. Este evento está inserido na celebração no mês da música. No decorrer da cerimónia irá ser feita a imposição da Medalha de Mérito e Honra Musical no Estandarte do Centro Cultural Azambujense. Este concerto tem entrada livre, para todos os sócios e simpatizantes desta colectividade.

Rúben Mateus – 2014

 

Assembleia Municipal de Azambuja reúne em Aveiras de Baixo

A Assembleia Municipal de Azambuja irá realizar a sua próxima sessão ordinária no dia 30 de Setembro  (terça-feira), pelas 20h00. A reunião será, uma vez mais, descentralizada com o fim de aproximar os órgãos eleitos de todas as populações concelhias. Depois de Alcoentre, é agora a vez de Aveiras de Baixo, no salão da Casa do Povo local. O período inicial da sessão é aberto e destinado à participação do público que poderá fazer comentários e colocar questões. Depois, será apreciada e votada a seguinte Ordem de Trabalhos:

Ponto 1 – Informação do Presidente da Câmara sobre a Atividade Municipal

Ponto 2 – Projeto de Lei 639/XII: redefinição dos limites administrativos das Freguesias de Azambuja e de Vale do Paraíso

Ponto 3 – Relatório de Gestão e Demonstrações Financeiras Consolidadas do Município de Azambuja: exercício de 2013

Ponto 4 – Mapa de Pessoal: alterações

Ponto 5 – Declaração de Interesse Público Municipal (2 propostas)

Rúben Mateus
Câmara Municipal de Azambuja

2014

Vítor Fonseca nas Conversas de Esquina


Pelo nome que consta no Cartão de Cidadão é possível que passe despercebido. Mas se falarmos em Cifrão, ou até mesmo Zé Milho, não há quem desvie o olhar. As Conversas de Esquina estão de regresso, para mais uma semana, e deste vez recebemos o homem dos sete ofícios. Ora vejamos. Coreografo, bailarino, actor, músico, cantor, júri, apresentador. Bem dissemos que eram sete. De sorriso fácil, e com uma boa disposição contagiante, Cifrão disse sim ao convite, para uma conversa sobre o seu passado, presente,e futuro. As avaliações feitas no programa da TVI “Dança com as Estrelas”, a paixão da dança, e a vida que passou nos “Morangos com Açucar”, ao lado dos também seus “D´ZRT”. Uma programa, novamente, sem tabús. Prometemos e cumprimos. As Conversas de Esquina têm uma nova série, com novos convidados, e novos programas. Vitor Fonseca, na primeira pessoa, na Rádio Zero. Conversas de Esquina, este Sábado na RibatejoFM, a partir das 16h00, com repetição, amanhã, Domingo, no mesmo horário.

 

O Outouno veio para Ficar

O sol deu um ar da sua graça, nos últimos dois dias, mas parece despedir-se para mais um fim-de-semana. A chuva, vento, e trovoadas estão de regresso, contudo, não nas dimensões, nem na força do que aconteceu na passada Segunda e Terça-Feira. Para amanhã, Sábado, esperam-se períodos de céu muito nublado, de chuva, e com a possibilidade, forte, de trovoadas, ao longo de todo o dia. Um cenário, esse, que se mantém, para Domingo. Sábado, a temperatura máxima irá chegar aos vinte e seis graus, com a mínima a não cair dos dezasseis. Já sem trovoada, mas com a continuação dos aguaceiros, o Domingo marca também uma diminuição nos termómetros, com a máxima a chegar aos vinte e quatro graus, com a mínima a manter-se nos dezasseis. As condições adversas mantém-se no início da semana, esperando uma melhoria gradual, a partir de Terça-Feira.

Paraísabor em Vale do Paraíso

A 9ª edição da “Paraísabor” vai animar a Freguesia de Vale do Paraíso, no Concelho de Azambuja, nos próximos dias 3, 4 e 5 de Outubro.  O evento decorre no parque anexo ao pavilhão polidesportivo da localidade e arranca no dia 3 de Outubro, 6ªfeira, pelas 19h00, com dois momentos mais protocolares. Terão lugar a assinatura do protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal e de Azambuja e a Junta de Freguesia de Vale do Paraíso, para a dinamização do centro de interpretação da Casa Colombo, bem como o lançamento do livro “Memórias da Saudade”, da autoria de Romeu Pereira da Silva, octogenário muito querido na sua terra natal pela grande dedicação à cultura e às tradições locais. De seguida, ao som da Banda de Música da A.D.R. “O Paraíso”, abrem-se as bancas da feira de artesanato e inauguram-se as mesas da nona Mostra Gastronómica onde, além de muitas outras iguarias, o célebre “Torricado” é protagonista destacado. A noite será animada pelo concerto do grupo “BIG SHOW”, às 22h00, e pelo Dj Tiago Pechorro a partir da meia-noite. Sábado, dia 5, após a abertura das tasquinhas para almoços, o recinto será animado pelo grupo popular “Pilha Galinhas”, às 15h00; pelas classes de ginástica da Associação Desportos e Recreio “O Paraíso”, às 17h00; e pela escola de dança Alunos de Apolo de Azambuja. Ao serão, às 21h00, o Grupo de Dança “Double D”; e às 22h00, música a o vivo com o artista local “Miguel Zi”, seguido de mais uma sessão do DJ Tiago Pechorro. No domingo, dia de encerramento, além de almoços, petiscos e jantares, serão servidas duas propostas musicais: o “Grupo de Cantigas e Tradições da Lapa”, às 15h00, e o grupo instrumental “Tintus Brass”. Esta iniciativa é da responsabilidade da Junta de Freguesia de Vale do Paraíso em colaboração com as associações locais, e conta com o apoio da Câmara Municipal de Azambuja.

Cãmara Municipal de Azambuja
Rúben Mateus

2014

O Património em Visita

Já depois de amanhã, Sábado, dia 27 de Setembro, assinala-se o dia europeu do património. Uma data para celebrar e lembrar o passado, a que o Município de Azambuja se associa. Será um fim-de-semana especial, sendo que no próximo Sábado, entre as 09h00, e as 17h00, é a altura para uma visita guiada por todo o património histórico, e referenciado do concelho. O ponto de encontro será no Museu Sebastião Mateus Arenque, com a premissa de uma descoberta constante ao longo de todo o passeio. As inscrições já encerraram e foram limitadas a vinte e cinco pessoas.

Rúben Mateus – 2014