O tempo para o Fim-de-Semana

Sem chuva, pelo menos. Assim será o último fim-de-semana de Fevereiro, e o primeiro dia de Março. A Primavera está ao virar da esquina, e as temperaturas já fazem sentir essa mudança. Por isso, e no dia de amanhã, Sábado, conta com a máxima a chegar aos dezassete graus. A noite será fria, mas mais amena do que aquilo a que estamos habituados. A mínima irá cair até aos onze graus. Pouco muda no Domingo, a não ser o aumento da nebulosidade, que se irá sentir no início da primeira semana de Março. A máxima sobe até aos dezoito graus, e a mínima mantém-se igual, com as temperaturas a darem sinais de se transformarem em algo mais ameno. A primeira semana, do terceiro mês do ano, terá nuvens, subida de temperatura, e pouca chuva para receber o mês de Março.

Mais uma edição do Correio de Azambuja

Aí está a novíssima edição do Correio de Azambuja.

Nesta edição recuperamos o tema das piscinas municipais, que se vem revelando como apaixonante quer para os utentes, quer para os políticos.Falamos ainda de António Manuel, um funcionário municipal muito especial e dos 58 anos do Rancho Folclórico Ceifeiras e Campinos de Azambuja. A não perder, o encontro de  Renault 4L que foi um sucesso e que envolveu mais de 100 participantes e muito mais.Caso o seu comerciante já não disponha de nenhum exemplar (que é possível), veja a nossa edição online (aqui ao lado em pdf).

Obrigado por ser nosso leitor.

Vale do Paraíso celebra Colombo

A Freguesia de Vale do Paraíso, no Concelho de Azambuja, prepara-se para comemorar mais um aniversário do encontro entre o rei português D. João II e o navegador Cristóvão Colombo. A efeméride será recordada, durante o dia 7 de Março– sábado,  com animação diversa que pretende consolidar esse marco na história e na identidade da comunidade local, afirmando a importância de Vale do Paraíso e do Município de Azambuja no glorioso período das “Descobertas” na História de Portugal.

Destaque para a disponibilização de trajes medievais para aluguer e para o apelo à participação da população em geral. O ponto de encontro de toda a actividade será o Largo 1º de Maio, no coração da freguesia. Pelas 09h00 terá lugar a abertura do mercado medieval que criará o contexto cénico da festa. Uma hora depois, será dada a partida para um “peddy-paper” pelas ruas de Vale do Paraíso, à descoberta dos factos e dos protagonistas desse encontro. Ao meio-dia, tempo para repor energias e conviver almoçando nas bancas do mercado da época. A animação segue pela tarde, que terá como corolário um desfile infantil com as crianças do núcleo escolar de Vale do Paraíso (EB1 e pré-escolar). Acrescente-se que a partir das 15h00, as portas do Centro de Interpretação “Colombo” abrem-se gratuitamente a todos os visitantes. O histórico encontro entre D. João II e Cristóvão Colombo, em Vale do Paraíso, terá acontecido a 9 ou 10 de Março de 1493, e o seu secretismo prende-se precisamente com a relevância da descoberta do “Novo Mundo” na geoestratégia da época, nomeadamente para os reinos de Portugal e da actual Espanha. Esta iniciativa tem a organização da Junta de Freguesia e associações culturais de Vale do Paraíso e conta com o apoio da Câmara Municipal de Azambuja.

Correio de Azambuja
Câmara Municipal de Azambuja

2015

Azambuja : A Saúde começa a Faltar

 

Sinal dos tempos. São cada vez mais os habitantes do concelho de Azambuja sem médico de família. Apesar das promessas do Ministério da Saúde, e da própria Área Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, a realidade é que vão faltando, cada vez mais, meios humanos, para que os sintomas de cada um sejam tratados em condições. Uma situação acompanhada de perto pela Câmara Municipal de Azambuja, que já se sente cansada das notícias que colocam novos profissionais no município.

No total, e feitas as contas, são necessários mais seis médicos, para fazer face às falhas do Serviço Nacional de Saúde. 11 mil munícipes estão sem médico de família, e invariavelmente tendem a entupir as urgências do Hospital de Vila Franca de Xira, ou até mesmo de Santarém. Um problema sem fim à vista, pelo menos para já. A Saúde não está de boa saúde em Azambuja, e quem mais o sente são os utentes. Além da falta de profissionais, surgem também algumas queixas, em torno do horário do Centro de Saúde da sede de concelho, considerado escasso para a procura que tem.
Rúben Mateus – 2015

Centro Cultural Azambujense lecciona MasterClass

O Centro Cultural Azambujense irá receber nas suas instalações, nos próximos dias 07 e 08 de Março de 2015, um MASTERCLASS DE SAXOFONES leccionado pelo Professor da Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa, HÉLDER ALVES.

O Evento é aberto a todos os músicos amadores, estudantes e profissionais e informamos que já estão ABERTAS AS INSCRIÇÕES.

Poderá fazer a sua  Inscrição:

– através do respetivo folheto e enviar por CTT ou digitalizar e mandar por email

– ou na Secretaria do Centro Cultural Azambujense, todos os dias úteis das 14h00 às 20h00, e sábados das 09h00 às 13h00

– ou por email com os dados solicitados na ficha

Comparticipações:

Músicos do Centro Cultural Azambujense:

– Praticantes: 15 saxofones

– Ouvintes: 7 saxofones

Músicos exteriores:

– Praticantes: 19 saxofones

– Ouvintes: 10 saxofones

Almoço:

Sábado e Domingo (acresce 3 saxofones p/dia)

Dormida:

(Opcional, sem custo)

Programa:

– Dia 07

 – 08h30 – Apresentação

 – 09h00 – 13h00 – Aulas Individuais

 – 14h30 – 17h00 – Aulas Individuais

 – 18h00 – 20h00 – Aula de Grupo

– Dia 08

 – 09h00 – 13h00 – Aulas Individuais

 – 14h30 – 17h30 – Aula de Grupo

 – 19h00 – Concerto Final

Centro Cultural Azambujense – 2015

Azambuja presente na Bolsa de Turismo de Lisboa

A Câmara Municipal de Azambuja vai, uma vez mais, estar presente na Bolsa de Turismo de Lisboa que decorre este ano de 25 de Fevereiro a 01 de Março, em Lisboa na FIL (Parque das Nações). O município marcará presença no espaço da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo que assume especial protagonismo e visibilidade, nesta edição 2015 – a 27ª, pelo seu estatuto de região convidada. Na promoção deste concelho ribatejano, além dos grandes eventos anuais “AVINHO-Festa do Vinho e das Adegas” (10 a 12.abril) e “FEIRA DE MAIO” (28.maio a 1.Junho), irão estar em destaque o turismo equestre, a hotelaria, os produtos locais associados à gastronomia e os vinhos. Como ponto alto desta promoção, haverá no dia 25 entre as 16h00 e as 17h00 uma acção especial composta por demonstrações, provas enogastronómicas e animação musical, representativas da qualidade da oferta de muitas empresas e agentes ligados à actividade turística no Concelho de Azambuja! Relativamente ao funcionamento da BTL 2015, cuja organização espera receber 70 mil visitantes, além do acesso exclusivo a profissionais nos primeiros 3 dias (4ª, 5ª e 6ªfeiras), a feira abrirá ao público em geral das 18h00 às 23h00 do dia 27, 6ªfeira, das 12h00 às 23h00 de sábado, e das 12h00 às 20h00 de domingo. O ingresso individual tem o custo de € 5,00, sendo de € 2,50 para maiores de 65 anos, estudantes, portadores de cartão jovem e jovens dos 11 aos 14 anos.

 

Câmara Municipal de Azambuja

Correio de Azambuja

2015