Reunião Câmara Municipal de Azambuja

A próxima reunião ordinária do Executivo Municipal de Azambuja terá lugar dia 05 de Maio de 2015, terça-feira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pelas 15h00 (quinze horas).

Além do período de intervenção dos vereadores, o regimento prevê dois tempos para a intervenção do público, 30 minutos antes da ordem do dia mais 30 minutos no final só para os munícipes que não puderam estar presentes no início.

Da Ordem de Trabalhos fazem parte a discussão e votação dos seguintes pontos:

Ponto 1 – Concurso Público para Aquisição de Refeições Escolares – retificação das peças do procedimento

 

Ponto 2 – Protocolo – Escola Profissional do Vale do Tejo de Santarém

Ponto 3 – Atribuição de Medalhas de Mérito Municipal – Grau Ouro

Ponto 4 – Alteração ao regulamento dos horários de funcionamento dos estabelecimentos de venda ao público e de prestação de serviços do Município de Azambuja

Ponto 5 – Constituição da Comissão de Acompanhamento da concessão da exploração e gestão dos serviços públicos de distribuição de água e de drenagem de águas residuais de Azambuja

Ponto 6 – Regulamento de cedência de viaturas de transporte coletivo de passageiros do Município de Azambuja

Ponto 7 – Informações

Correio de Azambuja
Câmara Municipal de Azambuja

2015

Mês da Cultura Tauromáquica

 

É já dia 2 de Maio que arranca mais uma edição do Mês da Cultura Tauromáquica em Azambuja, numa organização da Câmara Municipal de Azambuja que culminará, como tem sido tradição nos últimos 15 anos, com a realização da Centenária Feira de Maio.

O conjunto de Actividades programadas tem inicio com duas propostas da Tertúlia “Festa Brava”, neste primeiro sábado de Maio de 2015. O ponto de encontro será o Museu Municipal Sebastião Mateus Arenque, no Centro Cultural Páteo Valverde. Pelas 16h00, será inaugurada uma exposição de arte de temática taurina com trabalhos de pintura e escultura do mestre Rui Fernandes e, no mesmo espaço, às 17h30, lugar à palavra com um colóquio dedicado aos matadores de toiros. Para debater “O actual momento do toureiro a pé em Portugal”, com moderação do crítico Maurício do Vale, foram convidados como oradores os ‘maestros’ Mário Coelho e Nuno Casquinha e o novilheiro Carlos Pimentel.

Reflectir e discutir “O papel do cavalo na economia local” é o convite da autarquia para o serão de sexta-feira dia 8, igualmente no Museu Municipal. No dia 9 de Maio, as artes plásticas voltam a estar em destaque com a exposição “Percursos VI”, da autoria do pintor de César Pires, na galeria da Biblioteca Municipal de Azambuja. A inauguração está marcada para as 16h00, e a mostra poderá ser visitada de 3ª a sábado entre as 10h30 e as 18h30.

Dias 15 e 16 de Maio, as portas do museu voltam a abrir-se à partilha de opiniões e ao confronto de ideias. Sexta-feira, às 21h00, o tema do colóquio organizado pela UTA-União das Tertúlias de Azambuja será precisamente “Tertúlias de Azambuja: do passado ao presente”. Sábado, pelas 18h00, a Tertúlia “Festa Brava” anuncia uma palestra pelo Dr. Domingos Xavier intitulada “Em defesa da tradição taurina”.

 

No fim-de-semana seguinte, o XVI Mês da Cultura Tauromáquica sai para as ruas e para o campo com um conjunto de atividades da Associação Cultural “A Poisada do Campino”. Sexta 22, às 22h00, a Várzea do Valverde recebe a primeira largada de toiros recolhidos a cavalo. No dia seguinte, sábado, as ruas enchem-se, a partir das 10h00, para o tradicional desfile de campinos conduzindo cabrestos, ainda com a participação de muitos cavaleiros e amazonas. Seguem-se as atividades habituais na manga: a prova de Condução de Cabrestos; a prova de Condução do Boi da Guia; e a Prova de Campo para campinos e amadores. Às 18h00, ainda na Várzea, realiza-se mais uma largada de toiros recolhidos a cavalo. O serão deste dia 23 completa-se com a colaboração da “UTA” que organiza, no Largo do Município, uma largada de toiro à corda, pelas 21h30, e um espetáculo de Sevilhanas, às 23h00; terminando essa noite tertuliana em convívio num dos bares da vila de Azambuja.

Na aproximação aos dias das grandes emoções, outro espaço nobre se enche de arte e se abre ao público. Quarta-feira, 27 de Maio, às 18h00, inaugura na Galeria Maria Cristina Correia (junto ao Jardim Urbano) uma  exposição de escultura da autoria de João Paulo da Fonseca e Sousa. A mostra intitula-se “Gadus materia”.

E chegados ao final do mês,… aí estará mais uma edição da Centenária Feira de Maio, a encerrar em grande o XVI Mês da Cultura Tauromáquica!

De 28 de Maio a 1 de Junho de 2015, renova-se e revive-se a tradição: Azambuja de braços abertos para todos com a feira mais castiça do Ribatejo!

Desporto em Festa….em Azambuja!

No próximo domingo, dia 3 de Maio, o Jardim Urbano Dr. Joaquim Ramos será o palco de mais uma edição de “Desporto em Festa”, organizada pela Câmara Municipal de Azambuja. Uma manhã cheia de atividade física variada, de participação gratuita e sem limite de idade.
A concentração está marcada para as 09h00, para início das inscrições. Estas são obrigatórias para todos que queiram participar, para efeitos de seguro, mas totalmente gratuitas. No ato da inscrição, será entregue a cada elemento 1 t-shirt “Mais Lezíria”, oferta da CIMLT. Entretanto, as inscrições prolongam-se durante toda a manhã.

A iniciativa integra-se no âmbito do PAFT – Programa Atividade Física Para Todos do Município de Azambuja e do projeto “Mais Lezíria” da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo. A autarquia agradece, desde já, a alguns dos parceiros institucionais que habitualmente colaboram com toda a sua dedicação. A palavra de reconhecimento ao Grupo Desportivo de Azambuja, aos Alunos de Apolo de Azambuja, à A.D.R. “O Paraíso” de Vale do Paraíso e à U.D.R. de Vila Nova da Rainha, em especial aos respetivos professores que garantem a vertente técnica das atividades e ajudam a consolidar o espírito do Programa Atividade Física para Todos, lançado pela Câmara Municipal há já 12 anos.
O programa será o seguinte:
09h30 – Aula de HipHop – Prof. Natacha Correia, do Gydatif GDA

10h00 – Aula de Zumba ®, Prof. Miguel Nabeto e Prof. Cláudia Jesus, da Alunos de Apolo Azambuja.

10h30 – Aula de Ritmos Latinos – Prof. Miguel Nabeto e Prof. Cláudia Jesus, da Alunos De Apolo Azambuja

11h00 – Aula de Taekwondo – Mestre João Silva, Energy Taekwondo TKD , a representar o GDA, ADR O Paraíso e UDR Vila Nova da Rainha

12h00 – Aula de Krav Maga – Mestre João Manuel Abreu Leal,  do GDA
Refira-se que as aulas são abertas a todos aqueles que não possuam contra-indicação médica. A organização garante água e reforço alimentar para todos e aconselha o uso de roupa e calçado adequados à prática desportiva.

Tasquinhas em Alcoentre

 

A tradicional Festas das Tasquinhas de Alcoentre  está de volta com a sua décima sexta edição. O evento, agora designado “AlcoPrimaFest”, decorre nos próximos dias 30 de Abril 1, 2 e 3 de Maio junto ao espaço envolvente ao quartel dos bombeiros, com entradas livres.

O início vai acontecer no dia 30 de Abril, quinta-feira, pelas 19h00, com a abertura das tasquinhas ao som da bandinha “Alkuentrus” e da TAFUL-Tuna Académica de farmácia da universidade de Lisboa. Às 23h00 a animação continua no palco com o grupo “Lords”.

Nos restantes 3 dias, as tasquinhas abrem sempre às 11h00 da manhã. Quanto a música, dia 1 de Maio, sexta-feira, durante a tarde o recinto será animado pela bandinha “Ruído à Portuguesa.” Pelas 21h00 irá atuar a Banda dos Bombeiros Voluntariados de Alcoentre, seguindo-se às 23h00 o conjunto “Chaparral Band”.

Sábado, pelas 16h30, irá decorrer uma demonstração da escola de karaté de S. Salvador e Espinheira e do grupo de danças da Associação Cultural e Recreativa de Casais das Boiças e da Casa do Povo de Manique do Intendente. A partir das 18h00, toca a bandinha “Amigos da música” e, às 21h00, terá lugar um dos pratos fortes deste fim de semana alargado, será a eleição da Rainha das Vindimas da freguesia de Alcoentre.

Dia 3 de Maio, último dia do evento, a tarde é dedicada ao folclore com a atuação doRancho Infanto-Juvenil de Quebradas “Os Traquinas” e do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Alcoentre. Às 18h00 subirá ao palco o grupo “BigBand” e a festa terminará às 22h00. Nos 3 primeiros dias, as tasquinhas estão abertas até às 4 horas da manhã.

As tasquinhas, com a gastronomia típica local, estarão a cargo das associações culturais e recreativas da freguesia.

A XVI Festa das Tasquinhas é organizada pela Junta de Freguesia de Alcoentre e tem o apoio da Câmara Municipal de Azambuja.

 

Correio de Azambuja
Câmara Municipal de Azambuja

2015

 

Centro Cultural Azambujense em Concerto

 

O Centro Cultural Azambujense irá receber na sua sede social, no próximo dia 02 de Maio, Sábado, um concerto dado pelo Coro das Fazendas de Almeirim. Os ingressos já se encontram à venda, sendo que sócios pagam 2 euros e meio, e não sócios a quantia de 4 euros. As reservas e compras de bilhetes podem ser feitas na secretaria do Centro Cultural Azambujense, através do email ccazambujense@gmail.com, ou então através dos números 96 149 63 46/ 91 856 89 36 / 263 407 297.

Rúben Mateus – 2015

Um dia no Campo

O Município de Azambuja vai reeditar a atividade “Um dia no campo…”, na próxima 5ªfeira 30 de Abril.  A iniciativa decorrerá nos Viveiros do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), na Estrada Nacional 366 Guarita/Aveiras de Baixo, a partir das 10h00.

O evento terá a participação de várias centenas de crianças do ensino pré-escolar, do 1º ciclo e de vários centros ATL, bem como dos utentes da Cerci-Flor da Vida e de idosos de diversas Instituições Particulares de Solidariedade Social. Na organização da actividade, os serviços municipais contam com a colaboração de várias entidades que apresentarão ateliês com informação e experiências relativas à protecção da Natureza. Os grandes objectivos integram-se na política de educação ambiental do município. Pretende-se, com a acção, contribuir para a defesa e valorização das florestas, da agricultura e do meio ambiente; bem como motivar os cidadãos, sobretudo os mais jovens, para o uso racional dos recursos naturais.

A Câmara Municipal de Azambuja vai ter vários sectores a participar. A Ação Social com os temas “Viagem do Sentir” e “Arca Mágica”; a Cultura apresentará a peça de teatro “Matildinha: a amiga do Joel”; e a equipa de Educação convida “Para o conselho observar, aqui tens de parar”. Haverá, ainda, uma gincana ambiental, o Programa Actividade Física para Todos, Actividades de Enriquecimento Curricular e a presença da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens com “Os direitos das crianças”.

Câmara Municipal de Azambuja

Correio de Azambuja  2015