2 fevereiro 2018

AZA - Azambuja Com Alma
AZA – Azambuja Com Alma

Provavelmente já se cruzou com eles. O “AZA – Azambuja com Alma” é um grupo de corrida e caminhada, que percorre as ruas da vila, todas as quartas-feiras impreterivelmente.

O treino começa sempre no mesmo sítio e sempre à mesma hora: junto ao pelourinho, no Largo do Município, às 20h. Faça chuva ou faça sol. Para estes entusiastas da corrida não há desculpas para ficar em casa e falhar o treino semanal. Carla, Edgar e Rui, que integram o grupo, garantem-nos que assim é desde a sua fundação, em outubro de 2015, e que o grupo “nunca falhou uma única quarta-feira”.
Da caminhada à corrida, há espaço para todos. Explicam-nos que à quarta-feira o treino é “sagrado”: “tem que dar para todos, todos têm de ir ao seu ritmo e todos têm de fazer parte do grupo. Ninguém fica para trás”. Este é o seu lema e o seu compromisso. Aqui, celebra-se não só o desporto e o exercício físico, mas também a união e o espírito de equipa. Aqueles com mais experiência ajudam os recém-chegados a progredir e, se quiserem, a evoluir da caminhada para a corrida, “com corrida lenta, curta, que depois vai aumentando” ao longo do tempo. Salientam essa progressão como uma das coisas boas do grupo: “não é só as pessoas fazerem exercício físico, é também depois incentivarmos as pessoas que chegam a evoluir, e já temos uma série de pessoas do grupo a participar em competição, em provas populares”. No passado dia 28 de janeiro, o AZA esteve representado na IV Maratona do Funchal e na 28ª Corrida do Fim da Europa, num percurso entre a vila de Sintra e o Cabo da Roca. Fazem-no por gosto, essencialmente, e por desafio pessoal, até porque assumem que “ninguém está aqui para ganhar medalhas e ser campeão de nada”. Descrevem o ambiente das provas como “muito envolvente” e isso fortalece a união do grupo. Levam consigo, nas suas camisolas, o nome de Azambuja de norte a sul do país. Há até quem os reconheça no meio e, quando se cruzam, já saiba que “ali vai a Azambuja”. Em 2017 foram cerca de 30 os atletas do grupo que participaram em provas do género.
Não têm um número de elementos “muito fixo” e gostavam de ser mais. Qualquer pessoa pode juntar-se ao “Azambuja com Alma” e para o fazer é simples: basta aparecer à quarta-feira, às 19h50, junto ao pelourinho, em Azambuja. Só precisa de levar o equipamento adequado e deixar a hesitação em casa. À quarta-feira são “todos iguais” e eles estão lá para ajudar.
TH 2018