piscinas_fachada_Azambuja

O Município de Azambuja tomou a decisão de encerrar temporariamente ao público o Complexo de Piscinas que serve todo o concelho. Esta medida foi tomada na sequência de resultados positivos de existência da bactéria Legionella, ainda que apenas num número reduzido de chuveiros em balneários com baixo volume de utilização.
De referir que, a Legionella é um microrganismo presente por natureza em todo o meio aquático, sendo que a espécie Pneumophila requer cuidado especial. O município nunca ignorou esta questão e recorda que possui um manual de procedimentos, de acordo com as recomendações do Serviço Nacional de Saúde, manual esse que é integralmente cumprido. No que se refere ao controlo da bactéria Legionella, têm sido seguidas as indicações que constam do documento “Prevenção da doença dos Legionários em balneários – manual de boas práticas”. A última intervenção, com este caráter preventivo, teve lugar na pausa do recente mês de agosto, tendo sido efetuada em todas as instalações do Complexo de Piscinas, nomeadamente, a desinfeção dos crivos das torneiras e das cabeças dos chuveiros, bem como a desinfeção das águas quentes sanitárias através de choque térmico em que a temperatura da água é aumentada até aos 80º fazendo-a circular por todo o sistema de canalizações durante 3 horas. Acrescente-se que estes trabalhos de manutenção são assegurados por uma empresa da especialidade, contratada para o efeito.
Na prática habitual de procedimentos preventivos e com o objetivo permanente de assegurar a melhor qualidade dos equipamentos e dos serviços prestados, o Município de Azambuja continua a realizar análises diárias de autocontrolo e análises fisicoquímicas e microbiológicas, realizadas por entidades externas certificadas, a saber, o Laboratório dos Serviços Intermunicipalizados de Águas e Resíduos dos Municípios de Loures e Odivelas, o Laboratório da empresa SIQ-Sociedade de Indústrias Químicas, Lda., o Departamento de Saúde Ambiental do Serviço Nacional de Saúde, e, ainda, o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. Esses resultados são do conhecimento público, encontrando-se afixados na receção do complexo.
piscinas_fachada_Azambuja