atividades_criancas_03

12 junho 2018

O Município de Azambuja vai desenvolver o programa “Férias Ativas” durante a interrupção letiva do verão que se aproxima, organizando seis semanas de atividades, destinas a crianças e jovens entre os 6 e os 14 anos de todo o concelho de Azambuja. A iniciativa propõe a prática de diversas modalidades desportivas, mas também atividades com caráter educativo e cultural e outras de exploração da natureza.

Estas Férias Ativas vão decorrer no período de 25 de junho a 27 de julho e de 3 a 7 de setembro.

As atividades serão distribuídas por vários equipamentos públicos como o pavilhão municipal, o estádio municipal, o complexo de piscinas, o ginásio e os campos de ténis, mas também explorando espaços ao ar livre e locais de interesse cultural, como a biblioteca, o museu e o auditório. Os mapas de atividades serão definidos após o final do prazo de inscrições. Os participantes, por sua vez, serão organizados, semanalmente, num total de 8 grupos de 20 elementos cada. Serão 5 grupos do escalão dos 6 aos 10 anos e 3 grupos do escalão dos 11 aos 14. Em todas as atividades, cada grupo de crianças será acompanhado por um professor e por dois monitores de acompanhamento.

O programa Férias Ativas garante o transporte de ida e volta entre os vários pontos de recolha espalhados pelo concelho e os locais das atividades. A inscrição garante, igualmente, um seguro e o almoço a todas as crianças, sendo a refeição servida na Escola Básica Boavida Canada, em Azambuja. A participação tem um custo por semana e há redução no preço para crianças que usufruam de Ação Social Escolar – Escalão A e B. No caso da inscrição de irmãos, e quando o agregado familiar não tenha escalão atribuído, há lugar a uma redução de 25% na inscrição do segundo educando e de 50% na inscrição do terceiro e dos seguintes.

As inscrições deverão ser feitas até dia 15 de junho com entrega da ficha devidamente preenchida num dos seguintes estabelecimentos de ensino: Escola Básica Boavida Canada (Azambuja); EB1 de Vila Nova da Rainha; EBI de Manique do Intendente; Centro Escolar de Alcoentre; e na Escola Básica de Vale-Aveiras (Aveiras de Cima).

O Município de Azambuja preparou, igualmente, um programa de “Férias de Verão” destinado às crianças dos 3 aos 6 anos que estejam matriculados nos jardins-de-infância da rede pública do concelho. A proposta enquadra-se na oferta de Atividades de Animação e Apoio à Família disponibilizada pela autarquia. Estas Férias de Verão serão desenvolvidas no período de 25 de junho a 29 de julho e, ainda, de 3 a 7 de setembro, e incluem atividades lúdicas, aquáticas e educativas. As inscrição deverá ser feita no estabelecimento de ensino frequentado pela criança até ao próximo dia 14 de junho.