
O Executivo da Câmara Municipal de Azambuja aprovou o Orçamento para 2022, assim como as Grandes Opções do Plano para o período 2022/2026, onde se incluem o Plano de Atividades Municipais (PAM) e o Plano Plurianual de Investimentos (PPI). No próximo ano, o município contará com um orçamento de 20 234 570,00 de euros.
As áreas com maior volume de investimento definido para este ano, segundo a autarquia, serão Cultura, Desporto, Turismo e Juventude, com 17,8% do orçamento reservado para estas áreas, onde se inclui, por exemplo, a “Requalificação da zona ribeirinha da Vala do Esteiro”.
Já as áreas do Ambiente e Saneamento, têm 16,4% do orçamento destinado; Urbanismo e Habitação, com 15,0% (que abrange várias intervenções do PARU-Plano de Ação de Regeneração Urbana); ou, ainda, Modernização e Reorganização dos Serviços, com 13,8%; Educação, com 9,4%; e Relações com as Freguesias, com 8,9%.
Enquadrado na transferência de competências e meios para as freguesias, incluindo os Acordos de Execução e os Contratos Interadministrativos, as sete Juntas de Freguesia do concelho vão receber, em 2022, um total de 864 039,72 euros. De referir que, está prevista a possibilidade desta verba ser reforçada em 5%.
As Grandes Opções do Plano e o Orçamento para 2022 vai ser apreciada e votada pela Assembleia Municipal, esta quarta-feira, dia 5 de janeiro. No mesmo âmbito, segue também para a Assembleia Municipal a proposta de autorização genérica para a assunção de compromissos plurianuais.
Segundo a autarquia, este orçamento, aquele que é o primeiro do mandato 2021-2025, “continua a evidenciar uma consolidação da situação económico-financeira do município”. No entanto, o orçamento para 2022 representa uma descida de três milhões de euros face a 2021, uma vez que a autarquia teve uma receita extraordinária de IMT no ano anterior.
