Europeias: Mais abstenção em Azambuja do que em 2014

Tal como a nível nacional, no concelho de Azambuja o valor de abstenção também aumentou em relação às eleições de 2014. Se há cinco anos este número fixou-se nos 61,8%, este ano foram cerca de 63% dos residentes do concelho que não se deslocaram às urnas.

Dos quase 6.500 votantes, 36,21% elegeram o PS, fazendo deste o partido mais votado não só no concelho mas também em cada uma das sete freguesias de Azambuja. A seguir, o PSD, a registar 12, 72% de votos, menos de metade dos votos nos socialistas. O ‘top 5’ dos partidos mais eleitos em Azambuja é ocupado pela CDU (coligação que engloba o Partido Comunista Português e o Partido Ecologista os Verdes), Bloco de Esquerda e PAN (com 12, 23%, 11,89% e 4,32% dos votos, respetivamente).

Com menos de 100 votos no concelho, os partidos menos votados nestas eleições, com o objetivo de eleger 21 deputados portugueses para o Parlamento Europeu, foram o PCTP/MRPP, Iniciativa Liberal (IL), Nós, Cidadãos, o PNR, o PURP, o PDR, o PTP e o MAS, sendo este o partido menos votado em Azambuja, com apenas 12 votos. Em relação ao valor de votos brancos e nulos, este foi cerca de 8,10%.

Ao nível nacional, os resultados do concelho de Azambuja não diferem muito destes, com a diferença que, em todo o território nacional, o CDS foi o quinto partido mais votado, e o Partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN), o sexto.

Relembre-se que, após este sufrágio, conseguiu-se eleger nove mandatos do Partido Socialista (PS); seis do Partido Social Democrata (PSD); dois do Bloco de Esquerda; dois da Coligação Democrática Unitária (CDU); um do CDS; e um do PAN.

As próximas eleições europeias realizam-se em 2024.

Fonte: Ministério da Administração Interna