O Município de Azambuja já integrou, no total, 5 munícipes portadores de deficiência e/ou incapacidade e com capacidade de trabalho reduzida, no âmbito do Programa “Emprego Apoiado em Mercado Aberto”. Estes colaboradores desenvolvem funções nas categorias de assistentes operacionais, na área de limpeza, ajudante de eletricista e serviços gerais, bem como, na categoria de assistente técnica.
Os contratos contam com o apoio técnico e comparticipação financeira do Instituto do Emprego e Formação Profissional, que possibilitam a estes colaboradores terem funções que lhes permitem aumentar a sua autoestima, motivação e qualidade de vida.
Estes contratos serão objeto de uma avaliação a cada três anos, devido às regras impostas pelo programa, que vem reforçar a responsabilidade social da autarquia para com os agregados e pessoas residentes no concelho. Por isso, a medida enquadra-se, simultaneamente, nos objetivos do plano municipal para a igualdade “Azambuja + Igual” que o município está a implementar, acreditando num futuro igualitário para todos, independentemente das suas fragilidades.