Orçamento Participativo já tem vencedores

Estão encontrados os oito projetos vencedores da primeira edição do Orçamento Participativo lançada pela Câmara Municipal de Azambuja. Os projetos vão ser contemplados com uma verba na ordem dos € 15 000,00. No total, foram apresentadas 37 ideias de investimento nas diferentes áreas possíveis, das quais 20 foram validadas para a fase de votação.

Os projetos vencedores dizem respeito aos projetos: “Novos cacifos para os Soldados da Paz”; “Vestir 25 Heróis”; “Revitalizar o veículo urbano de combate a incêndios”; “Por bombeiros mais protegidos – novos capacetes”; “Um quartel para igualdade de género”; “Novos Equipamentos, Melhor Socorro”; “Posto Médico Avançado”; e ainda o projeto “Tenda de Emergência Médica + Posto de Comando”

Recorde-se que o Orçamento Participativo trata-se de um mecanismo de democracia participativa, com regulamento municipal específico, que dá aos cidadãos o poder de decidirem como deve ser investida alguma verba do orçamento público. Para esta edição 2021/2022, o Município de Azambuja contemplou uma verba global de 120 mil euros destinada a financiar os projetos mais votados, num montante máximo de 15 mil euros a cada projeto.

A primeira fase decorreu entre os dias 01 de abril e 15 de junho, durante a qual todos os interessados puderam apresentar as suas propostas na plataforma op.cm-azambuja.pt. Nas fases seguintes do processo, tiveram lugar, primeiro a análise técnica e validação das propostas que reuniam todos os requisitos e, posteriormente, o período de votação pública dos projetos, iniciado a 30 de novembro e que terminou no passado dia 30 de dezembro.