Veneno em colónia de gatos de Aveiras de Cima preocupa cuidadoras

Na última semana, as cuidadoras da colónia ‘Os Bichanos Comunitários dos Chães’, em Aveiras de Cima, encontraram veneno misturado com a ração dos gatos. Cinco felinos já morreram, na sequência deste ato, e já foi apresentada queixa à GNR e ao Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA).

Ao Correio de Azambuja, Anabela Gaspar, uma das cuidadoras, explica que o produto foi encontrado por outra cuidadora, quando se preparava para dar comida aos gatos. “Chamou-lhe a atenção umas coisinhas cor-de-rosa, que eram pastilhas para ratos, e que foram amassadas e colocadas nos comedouros e no lancil”.

“Eles comem aquilo e começa a secá-los por dentro, passado dois ou três dias eles acabam por morrer”, acrescentou a cuidadora, explicando ainda que a veterinária municipal também está a par da situação e que explicou que este veneno, atinge a corrente sanguínea dos animais, causando a perda de sangue e a consequente morte dos felinos.

As cuidadoras da colónia, composta por cerca de 20 gatos, não sabem quem poderá ter sido o autor do crime, e a GNR deslocou-se à urbanização na passada segunda-feira, dia 19 de dezembro, para recolher provas. “O que eu peço e o que gostava era que as pessoas venham falar diretamente connosco” caso tenham algum problema com os animais, apela Anabela Gaspar, para que estes casos não se voltem a repetir.

Colónia sinalizada pela Câmara de Azambuja

São cinco as cuidadoras da colónia ‘Os Bichanos Comunitários dos Chães’, legalizada e sinalizada pela Câmara Municipal de Azambuja desde 2021. “A colónia já existia antes de estar legalizada”, explica Anabela Gaspar, que foi uma das pessoas que pediu apoio à autarquia, para que estes animais fossem esterilizados e chipados.

As cuidadoras são responsáveis pela alimentação e manutenção dos dois abrigos, doados pela autarquia em agosto deste ano.