Durante a tomada de posse da nova Assembleia de Freguesia de Aveiras de Cima, que se realizou no passado sábado, dia 16 de outubro, António Torrão, o presidente empossado, apelou à união de todas as forças políticas, juntamente com a Câmara e Assembleia Municipal, para que se ajude a combater a falta de médicos na freguesia de Aveiras de Cima, mas sobretudo em todo o concelho de Azambuja.

Segundo o autarca, eleito agora para o último mandato à frente da freguesia, esta será uma das suas principais lutas para os próximos quatro anos, contando também com o apoio dos presidentes das restantes juntas de freguesia. Para António Torrão, o problema da falta de médicos não se resolve apenas no poder local, e admite que vai continuar a fazer pressão para que o Governo consiga arranjar soluções para o problema, que só em Aveiras de Cima afeta mais de 4.500 utentes.

Recorde-se que a única médica de serviço em Aveiras de Cima encontra-se de baixa por gravidez de risco, e a única solução, por enquanto, é o médico de recurso, que só atende uma vez por semana. Há ainda casos de utentes que chegam a estar dois meses à espera de uma receita médica.

Ainda na mesma cerimónia, o assunto foi também puxado pelo único eleito do PSD, Hugo Duarte, que diz que o problema não se “resolve com novos edifícios ou com obras”, mas sim com a ação dos eleitos locais. O novo executivo da Junta de Freguesia de Aveiras de Cima será composto pelo presidente António Torrão, por Cindy Narciso e Horácio Abreu. Já a mesa da Assembleia será agora composta pelo presidente Ivo Pintor Vieira, e pelos secretários Rui Simões e Ana Sofia Carmo.

Ambas as listas foram aprovadas com oito votos a favor e um voto em branco do PSD.