O projeto “As Viagens do Zambujinho”, promovido pelo Município de Azambuja, está de volta às escolas do Ensino Básico do concelho, com dez rotas para explorar e conhecer durante o ano letivo 2021/2022. Este projeto consiste em proporcionar, aos alunos do 1.º ciclo, a valorização dos diferentes tipos de património de que o concelho dispõe e contribuir para a formação de futuros munícipes e cidadãos esclarecidos que promovam o desenvolvimento económico-social e cultural do concelho.

No total, são dez rotas a conhecer e a explorar, entre as quais: a Rota dos Vigias (Alcoentre), a Rota Ambiental (Aveiras de Baixo), a Rota do Vinho (Aveiras de Cima), a Rota da Lezíria e dos Avieiros (Azambuja), a Rota Urbana (Azambuja), a Rota Pina Manique (Manique do Intendente), a Rota dos Sentidos (Vale do Paraíso), a Rota da Indústria (Vila Nova da Rainha), a Rota dos Moinhos (Maçussa) e a Rota da Arqueologia (Vila Nova de São Pedro).

Estas “Viagens”, que neste ano letivo celebram a sua 15ª edição, são rotas temáticas representativas de todas as Freguesias do Concelho, evidenciando as especificidades que as caracterizam. Pretende-se sensibilizar e “conquistar” as crianças para essa descoberta proporcionando-lhes um conjunto de vivências e de conhecimento prático, através da exploração das características próprias de cada local, de alguns elementos que fazem o nosso passado e o nosso presente, de diversas profissões e atividades económicas, enfim, da realidade sociocultural do território em que habitam e do qual são parte integrante.

Esta terça-feira, dia 12, realizou-se a primeira visita deste ano do projeto, que esteve cancelado no ano passado devido à Covid-19. Os alunos do 1ºG da Escola Básica Boavida Canada, em Azambuja, realizaram a rota dos Moinhos, na Maçussa. Para a próxima semana, no dia 19, terça-feira, os alunos do 4ºF da mesma escola realizarão a Rota da Indústria, em Vila Nova da Rainha.