
O projeto BEMORE-Education through Art, coordenado pelo município, vai realizar a sua primeira experiência transnacional com jovens portugueses, italianos e espanhóis. Esta primeira semana de intercâmbio decorrerá no concelho, já entre os próximos dias 1 e 5 de outubro.
O BEMORE é um projeto de parceria internacional entre os municípios de Azambuja (Portugal), de Villa de Moya (Espanha) e Castel Bolognese (Itália) e é cofinanciado pela União Europeia através do programa ‘Erasmus+ / Juventude em Ação’.
Nesta semana de atividades, o grupo de jovens participantes e de técnicos que os acompanham, irá “explorar as áreas artísticas da música e da dança, contando o município com a colaboração de diversas associações culturais do concelho”, escreve a autarquia em comunicado.
Ao longo dos cinco dias, haverá ainda “alguns momentos de enquadramento teórico das diferentes artes, mas não faltarão oportunidades para um contacto direto e prático com a música e a dança”.
No primeiro dia, o grupo terá “uma demonstração das origens culturais ribatejanas onde haverá fandango, jogos tradicionais e um baile à moda antiga. Nos restantes dias, os jovens irão experimentar as danças de salão, as danças sevilhanas, o fado e o folclore genuíno do Concelho de Azambuja”.
Do programa, fazem ainda parte duas oficinas “muito práticas”, uma com a tradicional ‘cana rachada’ e outra dedicada a instrumentos de percussão com materiais reciclados. Os participantes realizarão ainda dois passeios pelo município, onde vão ficar a conhecer a lezíria do Tejo e uma aldeia avieira, bem como algum património cultural, com destaque para Manique do Intendente e o povoado pré-histórico de Vila Nova de S. Pedro.
A iniciativa prevê, igualmente, alguns momentos abertos ao público. A partir das 21h00, no dia 01 de outubro, haverá um baile à moda antiga, na Casa da Juventude (Rua dos Campinos, Azambuja); no dia 2, danças de salão e sevilhanas, no Jardim Urbano de Azambuja; no dia 3, ensaio com o rancho folclórico na Casa do Povo de Aveiras de Cima. No dia 4, às 22h00, uma demonstração de hip-hop e concerto de uma banda rock, no mercado diário de Alcoentre; e no dia 5 de outubro será o convívio de encerramento, em Vale do Paraíso, no recinto do evento Paraísabor.
Recorde-se que o projeto BEMORE-Education through Art visa “testar e validar um modelo de educação não formal, envolvendo um grupo experimental composto por quatro jovens, entre os 14 e os 16 anos, e dois técnicos de cada município parceiro”.
O projeto decorre até maio de 2020. Até lá, haverá ainda,mais dois intercâmbios, um dedicado ao teatro e ao cinema, em Villa de Moya (Espanha), e um terceiro voltado para as artes plásticas e para a fotografia, em Castel Bolognese (Itália).
O arranque da semana de intercâmbio BEMORE será no dia 1 de outubro às 09h30, com um apontamento musical de boas-vindas na Praça do Município e uma receção nos Paços do Concelho.
Fonte: CM Azambuja
