Ministra da Justiça e Secretário de Estado do Trabalho entregaram certificados no Estabelecimento Prisional de Alcoentre

Na passada quarta-feira, dia 20 de julho, decorreu a cerimónia de entrega de certificados no Estabelecimento Prisional de Alcoentre, no qual foram entregues cerca de 58 certificados nas modalidades de RVCC, de Educação e Formação de Adultos (EFA) e de Formação Modular.

A convite do Centro Qualifica do CPJ – Centro Protocolar de Formação Profissional para o Setor da Justiça, esteve presente, nesta cerimónia a Ministra da Justiça – Catarina Sarmento e Castro, o Secretário de Estado do Trabalho – Miguel Fontes, a Presidente do Conselho Diretivo da ANQEP – Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional – Filipa Henriques de Jesus, o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Azambuja – António José Matos e a Presidente da Assembleia Municipal de Azambuja – Vera Brás, que contribuíram com a sua presença para destacar a importância do trabalho desenvolvido pelo CPJ e pelo seu Centro Qualifica junto da população reclusa.

O Centro Qualifica (CQ) promovido pelo CPJ desempenha uma função de extrema importância a nível nacional ao possibilitar o investimento na formação e qualificação da população reclusa. Uma das suas prioridades é a população jovem institucionalizada, a quem o CQ do CPJ apresenta uma resposta adequada, permitindo aos jovens continuarem o percurso escolar e o reforço das suas competências, logo após a entrada na instituição. Ao articular uma resposta adequada às necessidades de formação apresentadas pelos vários Estabelecimentos Prisionais, permite aos reclusos verem reconhecidas as suas competências (escolares e profissionais) e aumentarem as suas qualificações, elementos decisivos para o regresso ao mercado de trabalho e a reinserção mais célere na sociedade.

É de referir que desde a sua criação em 2017, este CQ apresenta um total de cerca de 4000 Certificações (Totais e Parciais).