Entrou em funcionamento, esta segunda-feira, dia 14 de março de 2022, a Central Municipal de Operações de Socorro (CMOS). A mesma vai funcionar com o número único municipal 263 24 24 24, vocacionado para situações no âmbito da Proteção Civil. No entanto, todos os cidadãos deverão continuar a ligar para o 112, em caso de emergência.
Este serviço encontra-se a funcionar no espaço do Centro de Coordenação Operacional Municipal, integrado no Serviço Municipal de Proteção Civil, instalado no Páteo Valverde, em Azambuja, e vai funcionar com uma equipa de sete operadores, oriundos dos corpos de Bombeiros de Alcoentre e Azambuja e da Delegação da Cruz Vermelha de Aveiras de Cima, estando os mesmos preparados e com a devida formação.
Em nota de imprensa, a Câmara Municipal de Azambuja orgulha-se de ser uma das autarquias pioneiras em Portugal, e a primeira no distrito de Lisboa, com este tipo de estrutura. O objetivo da CMOS é unificar as centrais daquelas três entidades, criando uma sinergia de forma a aumentar a rapidez e a eficiência do serviço de socorro.
A CMOS de Azambuja (263 24 24 24) apenas deverá ser contactada para as ocorrências da área da Proteção Civil e reforça-se que, em caso de emergência, deverá ser contactado o 112.
