Na última reunião camarária foi aprovada a criação de uma Central Municipal de Operações de Socorro, em articulação com os Bombeiros de Azambuja e de Alcoentre. O protocolo foi assinado no passado dia 19, durante a Sessão Solene dos 88 anos dos Bombeiros Voluntários de Azambuja.
Esta central, que vai funcionar 24 horas por dia, irá assim, conseguir organizar e acelerar o socorro prestado à população. A mesma permitirá ainda uma coordenação em tempo real do número de operacionais e viaturas disponíveis.
Com este número, deixa de haver as atuais centrais dos corpos de Bombeiros de Azambuja e Alcoentre. A Central Municipal incluirá ainda uma articulação com o INEM.
O investimento foi de cerca de 150 mil euros. A autarquia vai ainda disponibilizar as instalações e os equipamentos necessários ao serviço, regulando ainda o funcionamento da central, através da Proteção Civil.
Já os recursos humanos serão disponibilizados por cada uma das duas corporações, o que implica a contrapartida de o município financiar cada uma delas com 35 mil euros anuais.
