Luís de Sousa é o novo Presidente da Câmara Municipal de Azambuja…mas sem maioria

 

Foi uma noite eleitoral que trouxe um novo marco na vida do concelho de Azambuja. O Partido Socialista perdeu a maioria absoluta no executivo municipal, e a Coligação Democrática Unitária assumiu-se como a segunda força política do concelho. Neste momento, e após a contagem dos votos, o PS conquistou três vereadores ( Luís de Sousa, Silvino Lúcio, António Amaral ) , a Coligação Democrática Unitária elegeu David Mendes, e Herculano Valada, e por fim a Coligação Pelo Futuro da Nossa Terra tem a partir de hoje na equipa municipal António Jorge Lopes, e Maria João Canilho.

A próxima semana será decisiva para se descobrir qual o rumo que a Câmara Municipal de Azambuja, esperando-se negociações entre as diversas forças partidárias.

A nível de freguesias, destaque para Carlos Valada que conquistou a Junta de Freguesia de Aveiras de Baixo, com uma diferença de 13 votos para Maria Lurdes Piriquito. No plano geral, a União de Freguesias de Maçussa, Vila Nova de São Pedro e Manique do Intendente tem como primeiro presidente José Avelino da CDU; Alcoentre viu António Loureiro do Partido Socialista arrebatar a maioria absoluta; Em Vale do Paraíso, Armando Calixto ganhou, confirmando mais uma maioria absoluta para o Partido Socialista; António Torrão continua nos comandos de Aveiras de Cima, com mais uma maioria absoluta nesta noite eleitoral; Inês Louro é a nova Presidente da Junta de Freguesia de Azambuja, mas terá de consumar coligação, pois não conseguiu maioria; Por fim a última maioria do Partido Socialista foi para Joaquim Marques em Vila Nova da Rainha

Rúben Mateus – 2013

Catequista acusado de 14 abusos sexuais

 

A notícia chocou, em 2012, o concelho de Azambuja, e principalmente a localidade de Casais da Lagoa, freguesia de Aveiras de Baixo. Rodrigo Marques Pereira tinha sido detido pela Polícia Judiciária, depois de ser denunciado por um dos pais de uma criança que frequentava a sua catequese. O jovem gravou um dos actos sexuais a que era obrigado por parte do catequista, apresentou as imagens aos pais, e dias depois Rodrigo Marques Pereira foi detido na sua localidade de Casais da Longa, prestando imediatamente declarações. Como medida de coação, tem a seu cargo prisão domiciliária. Os casos começaram no ano de 2011, com quatro crianças envolvidas, com idades compreendidas entre os 8 e 11 anos. Os agora crimes de que Rodrigo Marques Pereira é acusado, ocorreram na casa de banho da escola primária de Casais da Lagoa, e na casa da avó do agora acusado. Para o Ministério Público que o agora levará a um julgamento definitivo, o catequista “aproveitou a circunstância de ser catequista na capela de Casais da Lagoa e monitor na colónia de férias da paróquia de Aveiras de Baixo” para “manter com os menores uma relação de amizade estreita, para mais facilmente levar a bom termo os seus propósitos”

 

Rúben Mateus – 2013

Fim-de-Semana a fazer lembrar o Inverno

 

Não será um fim-de-semana muito convidativo este que se irá viver no concelho de Azambuja. Prepara-se para aguaceiros, e possibilidade de por vezes existir a queda de chuva forte. Uma depressão localizada a poucos quilómetros do território nacional ditam este tempo invernoso, uma semana após a entrada do Outono.

Agasalhe-se e retire o chapéu de chuva do bengaleiro.

 

Rúben Mateus – 2013

Dê Sangue neste Fim-de-Semana

O Grupo de Dadores Benévolos de Sangue do Concelho de Azambuja, no âmbito da sua actividade regular, vai levar a efeito mais uma recolha de sangue e/ou medula óssea (potencial dador), desta feita no seu Núcleo da Freguesia de Manique do Intendente, no próximo domingo, dia 29 deste mês, entre as 9:00 e as 13:00 horas, nas ex-instalações da Cruz Vermelha Portuguesa na Praça dos Imperadores.

 

Rúben Mateus – 2013

O Foral de Alcoentre comemora 500 anos

A freguesia de Alcoentre comemora no dia de hoje os 500 anos do foral novo, um marco na vida da vila. As comemorações estão marcadas para as 21h00 no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Alcoentre, e conta com um diverso plano de actividades. Desde representações teatrais, e palestras sobre o tema, este dia irá ser assinalado de uma forma especial por todos os habitantes de Alcoentre. A entrada nas comemorações é livre.

 

Rúben Mateus – 2013

Mulher morre em acidente durante apanha de tomate em Azambuja


Azambuja, 25 de Setembro de 2013 – Esta tarde está a ser muito complicada na  vila de Azambuja  e em especial na campanha de tomate, devido a um acidente ocorrido com uma mulher que terá caído de um tractor. As circunstâncias ainda não estou completamente apuradas mas para já as autoridades confirmam a morte da mulher. Os bombeiros de Azambuja estiveram no local mas nada puderam fazer. O acidente ocorreu num campo próximo de Azambuja.
A campanha de transformação de tomate tem sempre lugar todos os anos nesta época e até ao momento não tinha ocorrido qualquer incidente, apenas alguns acidentes rodoviários junto à entrada da Sugal na EN3.
(em actualização)