O Inverno despede-se

E é já neste Fim-de-Semana. Parece assim ser o último adeus, de uma estação do ano que deu muito que fazer a comerciantes, e autoridades. E estraga também o primeiro Fim-de-Semana. Entre a chuva, céu muito nublado, e vento moderado, existe uma boa notícia. As temperaturas, essas, vão subir. Tanto a temperatura mínima, como máxima, vão chegar a valores bem próximos da Primavera. Um casaco, um chapéu de chuva, ou quem sabe o fim-de-semana passado em casa, são os melhores conselhos para os próximos dois dias. No Sábado, amanhã, e Domingo são esperados 15 graus de máxima. As mínimas não devem ultrapassar os 13 graus. A partir de Segunda-Feira as condições atmosféricas vão melhorar consideravelmente!

Rúben Mateus – 2014

 

Campo da Feira…(novamente?)

Na noite de ontem, em Aveiras de Cima, a Assembleia Municipal de Azambuja aprovou uma moção em torno da polémica gerada com o novo “Campus Tauromáquico”. Esta nova designação do conhecido Campo da Feira, gerou aliás uma petição pública que contem cerca de 600 assinaturas. Um sinal de descontentamento que levou os deputados municipais de Azambuja a aprovarem uma recomendação que propõem a devolução do nome “Campo da Feira”, ao agora “Campus Tauromáquico”. Neste local encontra-se aliás a Praça de Touros Doutor Ortigão Costa.

Rúben Mateus – 2014

Processos “desaparecidos” chegam ao Ministério Público

O caso dos processos desaparecidos na Câmara Municipal da Azambuja cai agora na alçada do Ministério Público. Confirmação dada na noite de ontem, em Assembleia Municipal realizada na localidade de Aveiras de Cima. Este dossier tem-se vindo a arrastar desde o início do ano, tendo aliás sido constituída uma comissão de inquérito multi-partidária mas que acabou por ser vítima de alguns conflitos internos. Sem solução municipal à vista, os vários processos, do qual se desconhecia o paradeiro, chegam aos corredores do Ministério Público.

Rúben Mateus – 2014

Teresa Tavares nos EMMY Award´s

A longa metragem portuguesa “”Collider” está nomeada para o EMMY Award de melhor filme de ficção. Neste projecto participa Teresa Tavares, actriz natural de Azambuja, e que aposta agora na sua carreira além fronteiras. Os vencedores dos EMMY Awards serão anunciados já no próximo dia 7 de Abril, sendo Collider elogiado pela aposta na ficção científica. Teresa Tavares como a restante equipa irão marcar presença em Cannes,França, onde irá decorrer a edição 2014 destes prémios.

 

Rúben Mateus – 2014

Aveiras de Cima promete Luta

A Assembleia Municipal de Azambuja reúne-se hoje em Aveiras de Cima, a partir das 20h30m, e estão a ser feitos apelos a toda a população da Freguesia, para participar neste encontro. Em causa, e de acordo com informações recolhidas pelo Correio de Azambuja, está o aumento do preço da Agua registado nos últimos anos. Foram espalhados diversos panfletos por toda a vila de forma a incentivar a população a participar neste acto. Aqui fica o exemplo recolhido pelo nosso jornal, na manhã desta Quinta-Feira.

 Rúben Mateus – 2014

Viver na Lezíria promove nova Iniciativa

O projecto “Viver na Lezíria” vai organizar, no próximo sábado 01 de Março, mais uma “Conversa com gente da nossa terra”, desta vez dedicada às artes de trabalhar a corda e a madeira. O evento terá lugar na Associação Recreativa de Casais de Baixo. O artesão convidado a partilhar os seus conhecimentos e a sua experiência de vida é António Luís Sequeira, que começou a trabalhar como pastor, aos 14 anos. Foi aí que aprendeu com o seu mestre a arte de  revestir objectos com corda e as suas mãos  tornaram-se, também elas, com o passar dos anos, mestres. À semelhança do que é hábito, a participação na actividade é gratuita. Recorde-se que “Viver na Lezíria” é uma iniciativa de um grupo de artesãs do concelho dinamizado na sede da Associação Recreativa de Casais de Baixo.

Rúben Mateus – 2014