Maio: Mês da Cultura Tauromáquica

O Mês de Maio em Azambuja é sinónimo de Mês da Cultura Tauromáquica. E em 2014, celebra-se a décima quinta edição desta iniciativa que pretende homenagear a festa brava, bem como pensá-la e conhecer o seu passado. Com o arranque marcado para o dia 2 de Maio, Sexta-Feira, esta promoção cultural do concelho tem o apoio de várias entidades da sociedade civil, bem como de populares que apoiam na realização das mais diversas iniciativas. Espaços de reflexão, debate, convívio, e de festa são esperados ao longo do próximo mês. Os festejos da cultura tauromáquica em Azambuja culminam a partir de dia 29 de Maio com mais uma edição da já centenária Feira de Maio, e que promete acolher milhares de visitantes.

Rúben Mateus – 2014

Tasquinhas de Alcoentre começam Hoje !

Nesta quarta-feira tem inicio nova edição das Tasquinhas de Alcoentre, freguesia do Concelho de Azambuja. É já o décimo quinto certame, que conta com entradas livres, e com a melhor gastronomia da freguesia. Os pratos são levados à mesa pelas colectividades locais e são complementadas com música ao vivo, animação de rua, e festa pela noite dentro. A Organização do Evento está a cargo da Junta de Freguesia de Alcoentre que promove, mais uma vez, os bons sabores da sua zona. As Tasquinhas encerram no Domingo, dia 4 de Maio.

Rúben Mateus – 2014

Terça-Feira Política em Azambuja

 

A Assembleia Municipal terá a sua próxima sessão ordinária já amanhã, Terça-feira,  dia 29 de Abril, a realizar no Auditório Municipal do Páteo Valverde, com início às 20h00. A ordem de trabalho é composta pelos seguintes pontos:

Ponto 1 – Informação do Presidente da Câmara sobre a actividade municipal

Ponto 2 – Declaração de Interesse Público Municipal: Rádio Ribatejo FM

Ponto 3 – Relatório de Gestão e Demonstrações Financeiras 2013

Ponto 4 – Aplicação dos Resultados Líquidos do Exercício 2013

Ponto 5 – Revisão Orçamental

 

Também o Executivo Municipal reunirá em sessão ordinária, amanhã, pelas 15h00 no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Além do período de intervenção dos vereadores, o regimento prevê dois tempos para a intervenção do público, 30 minutos antes da ordem do dia mais 30 minutos no final, só para os munícipes que não puderam estar presentes no início.

Da Ordem de Trabalhos fazem parte a discussão e votação dos seguintes pontos:

Ponto 1 – Autorização para assunção de compromissos plurianuais

Ponto 2 – Protocolo de cedência de trabalhadores, com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Azambuja

Ponto 3 – Atribuição de topónimo

Ponto 4 – Cedência de transporte à Associação Cultural A Poisada do Campino

Ponto 5 – Informações

 

José Gabriel Quaresma nas Conversas de Esquina

De volta. É assim que as Conversas de Esquina se apresentam para mais um programa. Após a nossa, já habitual, pausa para a Páscoa e compromissos familiares, recebemos na nossa casa o Jornalista TVI, José Gabriel Quaresma. Um convidado com uma vida cheia de peripécias, acasos, e que o levaram à sua grande paixão, o jornalismo, e o conseguir, por si, contar histórias. Com 44 anos, José Gabriel Quaresma esteve enquanto jovem na Força Aérea, onde aprendeu muito dos valores que hoje segue, entre eles a lealdade e o respeito. O Jornalismo, a rádio, a televisão, aparecem após um curso no Cenjor, de dois anos, que o capacitaram para ser, hoje, uma das referências da área. Ligado essencialmente ao desporto, desde o dia 19 de Janeiro de 2014, abraçou, novamente, a condução dos jornais do canal por cabo TVI24. José Gabriel Quaresma, a pessoa, o jornalista, o actual filho do Ribatejo, nas Conversas de Esquina deste Sábado às 16ho0.  Com repetição, Domingo, no mesmo horário. A não perder, na RibatejoFM!

Abril…Nuvens Mil

Último fim-de-semana de Abril, prolongado, mas com direito a muitas nuvens. A chuva, contudo, fraca, pode aparecer, mas sem causar danos ou estragos de maior. O Sábado e Domingo, serão essencialmente dominados por nuvens baixas, e temperaturas amenas. Já amanhã, ou seja Sábado, é de esperar um dia com máxima de dezoito graus, e mínima de onze. Cuidado com as noites mais frias, que se prolongam no Domingo. O último dia do fim-de-semana dá direito a descida de temperatura, com a máxima a estar na casa dos dezasseis graus, e a mínima nos dez graus. Uma transição lenta do Inverno para a Primavera, que irá continuar a trazer nuvens e alguma chuva na próxima semana.

Rúben Mateus – 2014

Rancho Folclórico de Vale do Paraíso celebra Aniversário

O Rancho Folclórico Danças e Cantares de Vale do Paraíso comemora este ano o seu 31º aniversário. A efeméride terá lugar nos dias 25, 26 e 27 de Abril. O programa arranca no dia 25 de Abril, às 20h30, com a realização de uma prova de tiro ao alvo. Sábado, 26, as comemorações começam às 9 da manhã com um peddy-paper pelas ruas da freguesia. A tarde será de desporto, com jogos de “folktsal” no pavilhão da localidade. A partir das 21h30, está prometida uma noite de grandes emoções com momentos de poesia e homenagens e figuras com grande significado na história do grupo. No último dia deste aniversário, pelas 10h30 será celebrada uma missa em memória dos elementos já falecidos. A sessão solene de aniversário inicia-se às 15h30, com as boas vindas aos convidados. Pelas 16h00 terão início o desfile e as actuações do Rancho Folclórico do Bairro de Santarém, Graínho e Fontainhas; e do aniversariante Rancho Folclórico Danças e Cantares de Vale do Paraíso. A iniciativa tem o apoio da Câmara Municipal de Azambuja, bem como da Junta de Freguesia de Vale do Paraíso, das associações e comércio locais.

Rúben Mateus – 2014