Feira de Maio com…Tempo Quente

Em fim-de-semana de Feira de Maio, o tempo quente continuará a ser uma realidade por todo o país, e Azambuja não é excepção. As temperaturas máximas sofrem uma queda ligeira, mas o sol continua bem alto, e a pedir roupas leves. A chuva está afastada, pelo menos, na próxima semana, e poderá contar no Sábado com 28 graus de máxima. A noite também será agradável, com os termómetros a recuarem até aos 16 graus. No domingo pouco muda, num verão bastante antecipado, com 27 graus de máxima, e 16 durante a noite. Um fim-de-semana de festa, com bom tempo, e a pedir também, quem sabe, um pequeno salto até à praia. Os termómetros voltam a subir a partir de Segunda-Feira, podendo atingir novamente os trinta graus.

Feira de Maio 2015: Já começou!

O Pavilhão do Artesanato e das Atividades Económicas, na Feira de Maio de Azambuja, irá ser dinamizado com um conjunto de propostas das quais se destacam, entre outras, várias provas de vinhos do concelho. Estas acções de promoção irão decorrer no espaço central do pavilhão, ao longo dos dias da feira, e serão abertas a todo o público visitante.

O primeiro momento, dia  28, na sequência da inauguração oficial da feira, será destinado ao lançamento do livro “A Gula”, inspirado na semana gastronómica com o mesmo nome organizada pelo município, e à entrega dos diplomas aos restaurantes participantes na última edição do evento.

Dia 29, sexta-feira, às 18h00 prova de vinhos da SIVAC-Sociedade Ideal de Vinhos de Aveiras de Cima; uma hora depois, lugar à cerveja, com a apresentação do evento “AZBEER”, que irá decorrer em Azambuja nos dias 3, 4 e 5 de julho próximo; e, por fim, às 20h00, oportunidade para degustar os vinhos Agro-Batoréu, do respectivo produtor sedeado em Aveiras de Cima.

Sábado, 30, a partir das 21h00, numa parceria dos Vinhos Casal da Fonte (Vale do Paraíso) e do produtor biológico “Granja dos Moinhos” (Maçussa), haverá uma prova do resultado da harmonização eno-gastronómica com iguarias como trança de pão de vinho tinto com ervas aromáticas, ou túlipas de gelado de vinho rosé com fruta fresca, entre outras. Às 22h00, o espaço será tomado pela doçaria com a prova de bolos da padaria Tradifana (Arrifana – Manique do intendente).

Domingo, 31, às 4 da tarde estará disponível uma prova de vinhos do projeto municipal “Vila Museu do Vinho”. Uma hora depois, segue-se o contacto com os vinhos do produtor de Alcoentre “Cabeço da Caldeira”. Às 18h00, a animação muda de registo para um  ateliê de reciclagem de frascos de vidro com a artesã Maria Papoila.

O último dia da feira, e porque 1 de Junho é Dia Mundial da Criança, prioridade aos mais pequenos pelas 5 da tarde com pinturas faciais pela mão da animadora sociocultural Sara Batalha.

Feira de Maio com mais estacionamento

Feira de Maio de Azambuja – 28.maio a 01.junho


O Pavilhão do Artesanato e das Atividades Económicas, na Feira de Maio de Azambuja, irá ser dinamizado com um conjunto de propostas das quais se destacam, entre outras, várias provas de vinhos do concelho. Estas ações de promoção irão decorrer no espaço central do pavilhão, ao longo dos dias da feira, e serão abertas a todo o público visitante. O primeiro momento, dia  28, na sequência da inauguração oficial da feira, será destinado ao lançamento do livro “A Gula”, inspirado na semana gastronómica com o mesmo nome organizada pelo município, e à entrega dos diplomas aos restaurantes participantes na última edição do evento.

Este ano a feira de Azambuja tem menor número de expositores comerciais, mas ganha espaço no estacionamento, já que o espaço dedicado aos divertimentos passou para a zona das actividades equestres e deixa os parques de estacionamento junto ao viaduto disponíveis .

O Correio de Azambuja e a Radio Ribatejo estarão presentes com um stand.

2015

Aveiras de Cima Sport Clube – Subida Garantida

Os Juniores do Aveiras de Cima Sport Clube fizeram história, e logo no seu primeiro ano de competição. Os futuros craques do concelho de Azambuja garantiram a subida à primeira divisão distrital da Associação de Futebol de Lisboa, com um empate a uma bola na última partida do campeonato, fora de casa, e frente ao Outorela ( zona de Carnaxide ). Com esta caminhada pautada por muitos golos, e segurança defensava, o Aveiras de Cima Sport Clube volta aos dias de glória, e confirma a aposta certa na formação de jovens talentos.

Rúben Mateus – 2015

Inevitável : Calor

Novo fim-de-semana, e o tempo regressa a tempo dos últimos dias de Maio. Após uma semana de descida de temperatura, e algum vento, o sol volta a aquecer todo o país, e prevê-se assim uma nova enchente nas praias, bem como nas estradas portuguesas. As máximas voltam a estar convidativas, e até as noites fazem lembrar o Verão. Para amanhã, Sábado, e depois, Domingo, o termómetro chega aos 29ºC. Dois dias de roupa fresca, e de muita água, a principal arma para fazer face ao calor. Durante a noite a temperatura desce, mas não muito, fixando-se nos 16ºC. Não existem sinais de chuva, nos próximos dias, e a coincidir com a celebração da Feira de Maio, que se espera também muito quente.

Padre João Gomes Moreira Homenageado

Natural de Vila Nova de S. Pedro, no Concelho de Azambuja, o Padre João Gomes Moreira vai ser alvo de uma homenagem na tarde do próximo domingo, 24 de maio de 2015. O ato póstumo de reconhecimento ficará perpetuado num busto instalado na sua terra natal, num espaço público ajardinado, vulgarmente conhecido como “curva da Casa João Moreira”, precisamente junto à habitação onde residiu. A iniciativa partiu de um grupo de familiares e amigos, contando com a parceria da Câmara Municipal de Azambuja e o apoio da União de Freguesias de Manique do Intendente, Vila Nova de S. Pedro e Maçussa. O Padre João Gomes Moreira nasceu em 1875 e faleceu em 1963, e permanece na memória de muitos habitantes como um cidadão benemérito da aldeia. Além da sua dedicação aos outros, uma página incontornável da sua biografia é o facto de ter um filho que sempre reconheceu e apoiou. Trata-se de João Moreira, hoje com 90 anos, figura destacada em todo o Ribatejo pelo seu trabalho nas áreas da etnografia e do folclore, mas também na comunicação social e na promoção turística e cultural desta região a nível nacional e internacional.

Correio de Azambuja

Câmara Municipal de Azambuja

2015