Associação do Torricado

28 de Março de 2017
Torricado de Azambuja vai ter associação
Francisco João Silva, presidente da FENACAM e da Caixa de Crédito Agrícola de Azambuja, Rita Ortigão Costa, pela Casa Ortigão Costa, e Luís de Sousa, presidente da câmara Municipal de Azambuja, são os três primeiros signatários para a criação da Associação do Torricado.

Na impossibilidade imediata de criar a Confraria , estes ilustres cidadãos decidiram avançar juridícamente para a constituição deste elemento legal que vai permitir que este prato gastronómico faça parte do espólio cultural de Azambuja e Portugal.
Já tinha havido tentativas anteriores por parte de outros autarcas da beira Tejo, para fazerem o registo, mas segundo informou o presidente da câmara de Azambuja, na sessão de câmara desta semana, a forma legal de capitalizar o processo, será através desta associação.
Mais informação na próxima edição do Correio de Azambuja.

torricado de Azambuja
torricado de Azambuja

Dia Mundial do Teatro

IMG_20170327_194314
O dia mundial do Teatro, foi assinalado pelos alunos da secundária de Azambuja.
Os alunos da turma 2ºA do curso vocacional do 3º ciclo do ensino básico da Escola Secundária de Azambuja, levaram à cena uma peça intitulada “É agora Vicente!”. A representação pretende assinalar o Dia Mundial do Teatro, precisamente no dia da efeméride, e teve entrada livre, num auditório completamente cheio.
A versão muito livre do auto da Barca do Inferno de Gil Vicente, divertiu imenso a assistência.
Imperdível.

Porque muda a hora?

Quem teve a ideia? Um dos homens mais importantes da história dos Estados Unidos: Benjamin Franklin. O norte-americano escreveu um artigo — “Economical Project for Diminishing the Cost of Light” — para o Journal de Paris, em 1784, no qual dissertou sobre a importância de mudar a hora com vista a poupanças. Mas a ideia só andou para a frente graças a um londrino — William Willett –, que, no entanto, não conseguiu convencer os governantes do país com o panfleto “The Waste of Daylight”, em 1907. O jovem Winston Churchill apoiou a teoria, mas ela não chegou ser aprovada.
Finamente em 1917, a medida avançou.wall_clocks