Azambuja entrega bolsas de estudo e mérito

31 Maio 2017

Bolsas de Estudo e Mérito
Bolsas de Estudo e Mérito

O Município de Azambuja vai realizar no próximo dia 02 de junho, a cerimónia de distribuição de Bolsas de Estudo e Bolsas de Mérito. Este programa tem vindo a ser praticado ao longo dos últimos anos com os objetivos gerais de reconhecer o desempenho dos alunos com melhores resultados, por um lado, e incentivar e apoiar estudantes pertencentes a agregados familiares com insuficiência económica, por outro. O município pretende, com este instrumento, promover a formação académica e o aproveitamento escolar dos jovens, contribuir para o incremento de quadros superiores no Concelho de Azambuja, procurar esbater a desigualdade no acesso a boas condições de ensino e, ainda, premiar o desempenho dos que alcançam a excelência com o seu trabalho.
A cerimónia inicia-se pelas 18h15 e conta, ainda, com a participação do Coro da UTICA (Universidade da Terceira Idade do Concelho de Azambuja).
TH 2017

PS decide Candidaturas

O Partido Socialista, acaba de decidir que Luís de Sousa, será o candidato às eleições de Outubro.
Fica também assumida a lista que terá como 2a candidata, Sílvia Vitor, de Aveiras de Cima, Silvino Lúcio,de Aveiras de Baixo e António José Matos, em 4° lugar.
Falta apenas esclarecer onome para a assembleia municipal e para a junta de freguesia de Azambuja.IMG_20170525_193612

Feira de Maio começa hoje

25 Maio 2017

Feira de Maio de Azambuja
Feira de Maio de Azambuja

A Centenária Feira de Maio – a mais castiça do Ribatejo – está de regresso à vila de Azambuja, entre 25 e 29 de maio de 2017.
Durante cinco dias, Azambuja é palco da festa brava e aficion, de atividades equestres e taurinas, animação popular e convívio.
A Feira arranca com uma vacada, pelas 10h30, na Praça do Município. As tertúlias, que têm o dia de hoje dedicado a si, desfilam pelas ruas da vila, às 16h00, depois do seu almoço convívio no Jardim Urbano Dr. Joaquim Ramos. A Abertura Oficial da Centenária Feira de Maio, com a colaboração da Fanfarra da Associação dos Bombeiros Voluntários de Azambuja, Campinos e elementos das Tertúlias, acontece na Praça do Município, às 17h00. A largada de toiros, ponto alto transversal aos cinco dias de festa, dá-se pelas 19h00. A finalizar o primeiro dia de festa, há uma Mesa da Tortura, na Praça de Toiros Dr. Ortigão Costa, pelas 01h30.
Amanhã, dia 26, celebra-se a “Noite da Sardinha Assada”, considerada o momento mais alto da festa. Começa às 21h00, com o cortejo de campinos com o gado pelas ruas da Vila à luz de archotes, seguido da habitual largada de toiros. A partir da meia-noite acontece a distribuição gratuita de sardinhas, pão e vinho nos Largos do Rossio, da Fonte de Santo António, de Palmela, dos Pescadores e também na Praça do Município. Na noite mais animada não faltarão o fado vadio, a música de bandinhas itinerantes e vários arraiais até ao romper do dia.
Sábado é o Dia do Cavalo, que começa com aulas práticas de equitação, na Praça do Município, pelas 10h30. Na Várzea do Valverde, a partir das 14h00, decorrerá o V Troféu “Dr. Luís Ortigão Costa” – Admissão a Concurso de Modelo e Andamentos, Classe Éguas Afilhadas – Puro Sangue Lusitano. Uma hora mais tarde, os campinos mostram todas as suas capacidades nas provas de campo, com a condução de Jogos de Cabrestos, Condução de Cabresto e Prova de Perícia. A largada de toiros do dia acontece às 18h30.
Na manhã de domingo, Dia do Campino, vive-se o momento mais solene, a tradicional Homenagem ao Campino, na Praça do Município, pelas 09h30. Depois, segue-se mais uma entrada de toiros. Acontece ainda no domingo a tradicional Corrida de Toiros à Portuguesa, pelas 18h30, na Praça de Toiros Dr. Ortigão Costa.
Na última manhã da feira, segunda-feira, dia 29, assinala-se o Dia da Criança com a atividade “Feira na Vila”. Crianças do 1º ciclo do Ensino Básico do concelho visitam tertúlias e participam em variados momentos culturais e recreativos. Às 17h00, antes da última largada de toiros, procede-se à entrega de prémios às melhores ornamentações de largos, janelas ou fachadas, e montras, na Praça do Município. A última oportunidade para apreciar os toiros nas ruas começa a partir das 18h30. Um espetáculo de fogo-de-artifício encerrará, pelas 24h00, mais uma edição da Feira de Maio.
A animação musical, além das bandas itinerantes, dos arraiais e do Fado Vadio, está a cargo do grupo Lucky Duckies, na quinta-feira, David Antunes & The Midnight Band, na sexta, e dos Amor Electro, no sábado.
A Feira de Maio apresenta ainda, no Campo da Feira, a “Praça das Freguesias”, que dá a conhecer a gastronomia regional e a animação artística mais típica das Freguesias do Concelho. No mesmo recinto estará, também, o pavilhão das Actividades Económicas e do Artesanato “Artes e Ofícios”.
Estão assim reunidos todos os elementos que fazem da Feira de Maio de Azambuja um dos mais importantes acontecimentos culturais do Concelho e da região do Ribatejo.
TH 2017

Exclusivo: CDS apresenta candidatura

Exclusivo
24 Maio 2017
FB_IMG_14956439152541250
Chama-se Madalena Mello Viana e é a candidata pelo CDS à câmara de Azambuja.
Esta reputada empresária de 55 anos, destaca-se pelo seu profundo conhecimento do Ribatejo em geral e de Azambuja em particular onde desenvolve uma carreira na área do turismo.
Madalena Mello Viana é reconhecida pelo mérito empresarial e concorre pela 1a vez ao mais alto cargo municipal.
Será apoiada por José Carlos Ferreira de Matos, para a assembleia Municipal e por Eva Pires, funcionária pública de 50 anos.
Mais informação na edição especial Feira de Maio, do Correio de Azambuja.

Caminhada da Espiga nos Casais da Lagoa

24 Maio 2017

Cartaz 5ª Caminhada da Espiga
Cartaz 5ª Caminhada da Espiga

A Associação de Moradores e Naturais dos Casais da Lagoa e a Associação Desportiva e Cultura dos Casais da Lagoa organizam amanhã, dia 25 de Maio, mais uma “Caminhada da Espiga”. A 5ª edição da atividade decorre na Mata das Virtudes, num percurso de 9 quilómetros, que se inicia pelas 09h00 e termina pela 12h00. A concentração está marcada para as 08h30, no Jardim de Santo António, para a entrega de lembranças. No final da caminhada, a organização promove um convívio para os participantes. O evento é apoiado pela Câmara Municipal de Azambuja, pela Junta de Freguesia de Aveiras de Baixo e pela Associação dos Bombeiros Voluntários de Azambuja. As inscrições são gratuitas.
TH 2017