Primeira reunião do novo executivo municipal realiza-se amanhã

23 outubro 2017

Páteo Valverde - Azambuja
Páteo Valverde – Azambuja

O novo Executivo Municipal de Azambuja, empossado no passado dia 17, vai realizar a sua primeira reunião ordinária esta terça-feira, dia 24 de outubro de 2017, terça-feira, no auditório do Páteo Valverde, pelas 10h00.
Constam da ordem de trabalhos os seguintes pontos:
Ponto 1 – Regimento das Reuniões de Câmara
Ponto 2 – Periodicidade das Reuniões de Câmara
Ponto 3 – Despacho de nomeação de secretário e aprovação e Atas em Minuta
Ponto 4 – Fixação de número de vereadores
Ponto 5 – Delegação de competências da Câmara no Presidente
Ponto 6 – Nomeação dos elementos a integrar as comissões de vistorias
Ponto 7 – Protocolo com a Associação Cultural A Poisada do Campino
Ponto 8 – Concessão de exploração de espaço público: adjudicação
Ponto 9 – Regulamentos – início de procedimentos:
9.1 – Fiscalização
9.2 – Cedência temporária de equipamento e mobiliário do Município de Azambuja
Ponto 10 – Informações
Além do período de intervenção dos vereadores, o regimento prevê dois tempos para a intervenção do público, 30 minutos antes da ordem do dia mais 30 minutos no final só para os munícipes que não puderam estar presentes no início.
TH 2017

Forcados de Azambuja comemoram 50º aniversário

20 outubro 2017

Cartaz Corrida de Toiros 50 anos GFAA
Cartaz Corrida de Toiros 50 anos GFAA

O Grupo de Forcados Amadores de Azambuja está a comemorar, neste ano 2017, o seu cinquentenário. Para assinalar o aniversário, a Associação Cultural “A Poisada do Campino”, na qual o grupo está integrado, organiza, no dia 28 de outubro, uma corrida de toiros mista. O grupo aniversariante, chefiado pelo forcado André Letra, irá apresentar-se perante o público da sua terra assumindo a responsabilidade de pegar, sozinho, os cinco toiros da ganadaria Herdeiros de Camarate, destinados às lides a cavalo. Completam, assim, o cartel do espetáculo os cavaleiros Rui Salvador, Luís Rouxinol, Ana Batista, Manuel Teles Bastos e Soraia Costa, e, na lide apeada, o matador Manuel Dias Gomes e o novilheiro amador Rui Jardim, que mostrarão a sua arte perante um toiro de Callejo Pires e um novilho de João Ramalho. Nesta corrida, a atuação de Rui Jardim – aluno da Escola de Toureio de Azambuja – constituirá a sua prova de Novilheiro Praticante.
O espetáculo está marcado para as 16h, na Praça de Toiros “Dr. Ortigão Costa”, em Azambuja. Os bilhetes já encontram-se à venda e disponíveis para reserva.
TH 2017

Chuva provoca estragos na vila de Azambuja

19 Out 2017

O trânsito está cortado no centro da vila de Azambuja, devido ao abatimento do pavimento empedrado, frente ao centro Social e Paroquial, na Rua Eng. Moniz da Maia.
Devido à chuva da passada madrugada, houve uma rutura no sistema de esgotos, que está neste momento em perigo. A circulação será desviada desde a Farmácia Dias da Silva, em direcção aos Correios e daí para a Caixa de Crédito Agrícola, retomando a referida artéria.
Até ao momento não se sabe quanto tempo estará interrompida a referida rua,
RUPTURA

Escuteiros de Azambuja organizam 2º Festival de Sopas

18 outubro 2017

Cartaz "2º Festival de Sopas"
Cartaz “2º Festival de Sopas”

O Agrupamento de Escuteiros de Azambuja (CNE 1382) organiza no próximo sábado, dia 21 de outubro, a segunda edição do Festival de Sopas.
Trata-se de uma acção que visa a angariação de fundos para a aquisição de tendas para as actividades de campo, uma das vertentes do escutismo que é a vida ao ar livre.
Numa tarde e noite de convívio e confraternização, este certame conta com a participação de duas dezenas de restaurantes e snack-bares da vila de Azambuja que vão confecionar sopas e as cedem gratuitamente à organização para que as possam vender, gerando assim os fundos que revertem a favor do Agrupamento.
As sopas poderão ser degustadas a partir das 19h00 e haverá animação musical com o DJ Gonçalo Pedro.
A entrada tem um valor de cinco euros para adultos e três para crianças até aos 10 anos, que dá acesso à tigela em barro, à degustação das sopas e a uma bebida de copo. O evento decorrerá nas instalações da “Poisada do Campino”, no Campo da Feira em Azambuja.
Esta iniciativa conta com os apoios da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de Azambuja.
Participe e apoie os escuteiros do 1382.
TH 2017

Câmara de Azambuja toma posse em Aveiras

17 Outubro de 2017

Todos os eleitos do passado dia 1 de outubro de 2017, tomaram posse ao final do dia, na Casa do Povo de Aveiras de Cima.
Num anfiteatro quase cheio, os novos autarcas tomaram posse comprometeram-se a “desempenhar com lealdada os cargos para os quais foram eleitos”. Tendo Luís de Sousa (PS), que renova o mandato referido no seu discurso que ” agradeço ao concelho e à sua população o voto que nos deram e prometo ser o presente daqueles que em mim votaram, mas também daqueles que não votaram. É tempo de investir!. Tempo de continuar trabalho em prol da implantação de novas empresas, da criação de postos de trabalho e de lançar as bases para uma futura escola profissional.”
Luís de Sousa, enalteceu ainda o ambiente de tranquilidade democrática em que decorreu a campanha eleitoral e conjuntamente com Sílvia Vítor, Silvino Lúcio e António José Matos, vai governar o município até 2021, pairando apenas no ar a dúvida se, nos próximos anos, não deverá abandonar o cargo, uma das teorias da oposição na altura.
No início da sessão foi guardado um minuto de silêncio em memória das vítimas dos incêndios do passado domingo. (na foto abaixo)
Tomada de posse 2017-2021

“Estrada do Campo” com trânsito interdito

17 outubro 2017

Estrada do Esteiro - Azambuja
Estrada do Esteiro – Azambuja

Já tiveram início os trabalhos na EN 3-1 relativos à empreitada “EN 3-1 Estabilização de Aterro e Plataforma Rodoviária”. As obras que ali se realizam implicam o corte total da circulação automóvel na via. A intervenção decorre na estrada paralela à Vala do Esteiro (vulgarmente conhecida como “Estrada do Campo”) entre o km 1,100 e o km 1,300. Esta obra é da responsabilidade da Infraestruturas de Portugal S.A. que anuncia a conclusão da mesma para 26 de dezembro de 2017.
TH 2017