5 dias de festa em Vale do Paraíso

15 dezembro 2017

Cartaz Festa em Honra de Nossa Senhora do Paraíso
Cartaz Festa em Honra de Nossa Senhora do Paraíso

Os festejos seculares em honra de Nossa Senhora do Paraíso estão de volta. A freguesia de Vale do Paraíso celebra a sua padroeira, na tradicional festa anual, de 15 a 19 de dezembro.
O evento arranca hoje, com a “Noite do Pendão e da Juventude”, onde a animação musical será a protagonista. O ponto alto acontece na segunda-feira, dia 18, com a celebração da Missa e da Procissão em honra de Nossa Senhora do Paraíso. A festa tem o seu encerramento marcado para dia 19, terça-feira, com fogo de artifício, lançamento do balão e salva de 21 morteiros.
Os festejos são organizados pela Confraria de Nossa Senhora do Paraíso e contam com o apoio da Câmara Municipal de Azambuja, da Junta de Freguesia de Vale do Paraíso, do comércio local e da população.
TH 2017

Reunião extraordinária na Câmara de Azambuja

14 dezembro 2017

Município Azambuja
Município Azambuja

O Executivo Municipal de Azambuja vai reunir em sessão extraordinária amanhã, dia 15 de dezembro. Tratando-se de uma reunião extraordinária, o período ‘Antes da Ordem do Dia’ está aberto apenas ao público para apresentação de questões gerais. De acordo com o regimento, os vereadores estão limitados à discussão da Ordem de Trabalhos, que nesta sessão é a seguinte:
Ponto 1 – Grandes Opções do Plano (2018/2021) e Orçamento 2018
Ponto 2 – Fixação da Taxa e do IMI
Ponto 3 – Autorização Genérica para Assunção de Compromissos Plurianuais
A sessão terá lugar no Auditório Municipal do Páteo Valverde, pelas 10h00.
TH 2017

Nova capela mortuária em estudo para vila de Azambuja

Cemitério Novo de Azambuja
Cemitério Novo de Azambuja

14 Dez 2017
Na reunião de câmara, do passado dia 5 de Dezembro, António Pires, um dos cidadãos que usou da palavra no período reservado ao público, questionou o presidente, da razão pela qual, “estando agora os funerais a serem encaminhados para o novo cemitério de Azambuja, a caminho dos Casais de Vale Barbas, já fora da vila, porque razão não se constrói uma nova casa mortuária, mais moderna e sobretudo mais próxima?”
No entender deste cidadão, a distância entre a Igreja da Misericórdia de Azambuja e o novo cemitério, são um desafio enorme para todos aqueles que habitualmente acompanham os serviços fúnebres e não dispõem de viatura.
Luís de Sousa, presidente de câmara que presidia aos trabalhos, respondeu que “existe a perceção desse problema e estamos neste momento a trabalhar com a Misericórdia, bem como com as agências funerária no sentido de encontrar uma solução que seja melhor e mais perto para todos. Efetivamente, se a câmara, já vem e comparticipou com algumas freguesias para a construção de capelas mortuárias, Azambuja não será exceção. Vamos estudar o assunto”, disse.
O mesmo cidadão alertou ainda para o facto de algumas campas recentemente utilizadas estarem a sofrer abatimento nos covais, questão sobre a qual o presidente não se pronunciou na sessão.
Está assim aberto o caminho para que a vila de Azambuja, crie uma alternativa à Igreja da Misericórdia onde, um velório pode custar cerca de *70 euros por noite às famílias enlutadas e sem as condições ideais para o acolhimento.
* Retificação: Na nossa edição impressa foi colocada a verba de 50 euros, quando efetivamente a Santa Casa, cobra 70 euros pela utilização da Igreja.

Cónego João Canilho vai ter busto

13 dezembro 2017

Cónego João Canilho, na edição impressa do Correio de Azambuja (dezembro 2017)
Cónego João Canilho, na edição impressa do Correio de Azambuja (dezembro 2017)

Depois da homenagem a João Boavida Canada, antigo presidente da Câmara Municipal de Azambuja, com um busto à entrada da vila, junto ao quartel dos bombeiros, chega a vez de um outro homenageado. Agora, uma nova escultura será construída e, desta vez, dedicada ao antigo pároco da vila, João Canilho. A ideia já começou a ter os primeiros estudos e as recentes obras na entrada do Centro Social e Paroquial de Azambuja poderão vir a receber a figura deste padre, que dedicou toda uma vida ao serviço da paróquia. A ideia não é uma novidade, nem tão pouco financeiramente muito económica, já que uma homenagem idêntica foi também concluída este ano, com a colocação de um busto do atual pároco de Aveiras de Cima, Vale do Paraíso e Aveiras de Baixo, padre António Cardoso. Por ocasião das comemorações dos 50 anos ao serviço desta comunidade, o tributo ao padre António Cardoso foi feito com um busto, no valor de cerca de 12 mil e 500 euros. A obra foi comparticipada pela Câmara Municipal de Azambuja em 10 mil e 500 euros, sendo os restantes 2.500 euros repartidos pelas Juntas de Freguesia onde o prelado ainda hoje presta serviço junto da comunidade católica.

Mais parques infantis no concelho de Azambuja

13 dezembro 2017

Parque Infantil em Casais da Lagoa (Foto: CMA)
Parque Infantil em Casais da Lagoa (Foto: CMA)

Estão concluídos os trabalhos de construção de dois parques infantis no concelho de Azambuja. O primeiro está implantado no Jardim de Santo António, na localidade de Casais da Lagoa (freguesia de Aveiras de Baixo), enquanto que o segundo se situa no complexo da Escola Básica Integrada de Manique do Intendente. Este último vem complementar a oferta educativa do referido estabelecimento aos seus alunos do 1º ciclo do ensino básico.
O concelho de Azambuja conta agora com mais dois espaços de lazer dedicados às crianças, com a entrada em funcionamento destes dois parques infantis, numa iniciativa da Câmara Municipal que representa um investimento de cerca de 44 mil euros.
TH 2017