Nuvens e Aguaceiros no início de Novembro

O bom tempo regressou e parte já este fim-de-semana, depois de dias de sol, poucas nuvens, e até mesmo de alguns mergulhos. O início do mês de Novembro traz consigo as nuvens, e a possibilidade de alguns aguaceiros, contudo, ainda sem a força de outros dias, já vividos este ano. Um tempo de transição, entre o que foi um verão tardio, e um Outono que demora ainda a chegar. Por isso, conte neste Sábado com vinte e um graus de máxima, céu limpo, e sol. Mas tudo começa a mudar no Domingo. O céu limpo dá lugar ao muito nublado, e alguns aguaceiros podem mesmo vir a cair, no segundo dia de Novembro. A máxima chega aos vinte graus, com a mínima a atingir uns frios, onze graus. A chuva, essa, irá cair com alguma intensidade, a partir de Segunda-Feira. Altura então para guardar a roupa de praia, e começar a usar algo mais quente. O Outono parece ter chegado, e de vez.

Arrifana caminha dia 2 de Novembro

A Câmara Municipal de Azambuja convida toda a população para mais uma caminhada – “Arrifana à Volta”, no dia 02 de Novembro, com encontro marcado na Sociedade Recreativa da Arrifana, localidade da União de Freguesias Manique do Intendente, Vila Nova de S. Pedro e Maçussa. Assim, Azambuja dá continuidade ao PAFT-Programa Actividade Física para Todos. Para trás ficam uma manhã cheia de danças no Jardim Urbano de Azambuja, e a jornada inaugural muito animada na Freguesia de Alcoentre, com uma caminhada, um passeio de BTT (bicicletas todo-o-terreno) e uma aula de zumba que atraíram mais de uma centena e meia de participantes. As actividades “PAFT Fins-de-semana” são quinzenais, e mantêm a tradição de encontro aos domingos pelas 09h00. A participação é totalmente gratuita e inclui seguro para a prática desportiva. Os participantes apenas deverão levar água, bem como o equipamento mais adequada à modalidade a praticar. A Sociedade Recreativa de Arrifana, por seu lado,  propõe um almoço convívio, pelo valor de 8,00 euros por pessoa. Os interessados deverão inscrever-se até dia 31 de Outubro.

 

Câmara Municipal de Azambuja

Correio de Azambuja

2014

AZB Fair Play de Regresso

O AZB Fairplay – Campeonato Amador organizado pelo Município de Azambuja está de volta para a sua quinta edição. As inscrições estão oficialmente abertas e o período das mesmas decorre até dia 31 de Outubro do corrente ano. Mantendo os objectivos de promover hábitos de vida saudável e uma cultura desportiva activa por parte da população, a autarquia lança novamente o repto a todos os munícipes para participarem nas várias modalidades que irão ser desenvolvidas na nova época desportiva, nomeadamente, Futebol 7, Ténis de Mesa, Futsal Jovem e Basquetebol. A vertente competitiva tem um papel secundário, e visa apenas tornar o projecto um pouco mais atractivo e dinâmico. A competição que irá marcar o arranque da época 2014/2015 será a liga de Futebol 7 sénior. A Câmara Municipal está, ainda, aberta a sugestões para a promoção de outras modalidades, desde que haja um número mínimo de participantes e/ou equipas que o justifique, como foi o caso do basquetebol, introduzido no campeonato na época anterior. Todos os interessados deverão efectuar a sua inscrição presencialmente nos serviços de desporto da autarquia, sitos no Centro Cultural-Páteo Valverde, em Azambuja.

Câmara Municipal de Azambuja

Correio de Azambuja

Festa das Vindimas em Aveiras de Cima

A Vila de Aveiras de Cima, no Concelho de Azambuja, vai estar animada nos próximos dias 1 e 2 de novembro com a “Festa das Vindimas 2014”. O programa de actividades preenche-se com etnografia, música, futebol e muito convívio, mas o destaque vai para a eleição da “Rainha das Vindimas da Freguesia de Aveiras de Cima”. O evento começa às cinco da tarde de sábado – dia de Todos-os-Santos – com a recriação de um mercado à moda antiga, que será realizado no edifício do Mercado Diário. O mesmo local servirá de cenário ao concurso “Rainha das Vindimas 2014”, com início marcado para as 20h30. O objectivo do espectáculo é escolher uma sucessora para a jovem Victoriya Kasner, vencedora da edição 2013, e que veio a representar o Concelho de Azambuja na final “Rainha das Vindimas de Portugal”, realizada no passado mês de Setembro numa iniciativa da Associação de Municípios Portugueses do Vinho. Pelo meio das apresentações das candidatas ao título, haverá um desfile também alusivo às vindimas pelas crianças do jardim de infância do Centro Paroquial de Aveiras de Cima. Após a eleição da “Rainha das Vindimas da Freguesia de Aveiras de Cima”, e para quem gosta de um pezinho de dança, o final do serão terminará com um baile. O segundo dia da festa abre às 10h30 com a anunciada “jogatana das vindimas”, o tradicional jogo de futebol entre solteiros e casados, no relvado sintético do Aveiras de Cima Sport Clube. A iniciativa termina da melhor forma, ou seja à mesa, num almoço convívio para o qual é necessária inscrição prévia.

Câmara Municipal de Azambuja

Correio de Azambuja

2014

Conversas de Esquina com Henrique Feist

Nova semana, e novo programa das Conversas de Esquina. E como verdadeiro espectáculo que somos, e não, não estamos a ser modestos, subimos a palco. Recebemos na nossa cadeira, confortável diga-se, o actor, encenador, cantor, bailarino, Henrique Feist. Um nome, que para muitos, vai estar para sempre ligado à infância. De si, nasceu a voz portuguesa de Son Goku, uma das personagens mais queridas, de Desenhos Animados, nos anos 90. Contudo, o convidado desta semana é muito mais que isso. Um artista completo, dedicado, e que dispensou algum do seu tempo para contar as histórias, e os segredos do passado de uma vida dedicada ao público, e à arte. Henrique Feist, um dos maiores nomes da cultura portuguesa, em exclusivo nas Conversas de Esquina. Porque nós, por aqui, não fazemos, nem queremos cortes na cultura portuguesa. Este sábado na RibatejoFM, às 16h00, com repetição, amanhã, Domingo, no mesmo horário.

Verão Tardio em Azambuja

Está a ser um final de Outubro atípico, é certo, mas o calor veio para durar, pelo menos, neste fim-de-semana. Após semanas de chuva, e algum frio, o sol, e o calor são uma constante e até mesmo as noites fazem lembrar os meses de Julho e Agosto. E quando tudo fazia prever que esta realidade seria de pouca dura, eis que os próximos dias trazem uma visãobem diferente. O calor irá continuar, acompanhado de nuvens, mas com o sol sempre à espreita. No dia de amanhã, Sábado, espere uma máxima de vinte e sete graus, com a mínima a fixar-se nos dezasseis. No Domingo, pouco muda. A máxima chega aos vinte e seis graus, e a mínima mantém-se inalterável. Os casacos, chapéus de chuva, e roupas de malha podem esperar, pois é altura de aproveitar os últimos dias deste verão tardio.