Castro de Vila Nova de S. Pedro no Congresso dos Arqueólogos Portugueses

30 novembro 2017

Castro de Vila Nova de São Pedro
Castro de Vila Nova de São Pedro

Realizou-se, na passada semana, o II Congresso da Associação dos Arqueólogos Portugueses. Entre os dias 22 e 26 de novembro, o Museu Arqueológico do Carmo e as faculdades de Letras da Universidade de Lisboa e de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova foram palco de diversas comunicações, no âmbito da divulgação, discussão e debate científico dos estudos e intervenções arqueológicas realizadas por arqueólogos portugueses e também estrangeiros que trabalhem no território português ou sobre contextos relacionados com a presença portuguesa no Mundo.
A integrar o programa do evento esteve a palestra intitulada “Vila Nova de S. Pedro, no 3º milénio, um sítio calcolítico no Ocidente peninsular”, orientada por Mariana Diniz, Andrea Martins, César Neves, Francisco Sande Lemos e José M. Arnaud. Estes arqueólogos são coordenadores do VNPS – 3000, um projeto interdisciplinar do Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa (UNIARQ) e da Associação dos Arqueólogos Portugueses (AAP), apoiado pela Câmara Municipal de Azambuja e pela União das Freguesias de Manique do Intendente, Vila Nova de São Pedro e Maçussa, cujo objetivo passa pela valorização científica, patrimonial e social do Castro de Vila Nova de São Pedro.
O evento incluiu ainda, no seu programa, uma visita ao Castro, sob o mote “Entre o Ribatejo e a Estremadura. Povoados fortificados pré-históricos… sem esquecer o antes e o depois” e guiada pela equipa VSPN 3000. Cerca de 50 visitantes, que participaram no restante congresso, deslocaram-se até ao local, onde foram recebidos pelo presidente da União de Freguesias de Manique do Intendente, Vila Nova de São Pedro e Maçussa, José Avelino. Para o autarca, este passeio foi “bastante proveitoso”, uma vez que considera que a visibilidade dada ao monumento pode impulsionar o turismo e a valorização não só do alto concelho, mas de todo o território de Azambuja.
Classificado como Monumento Nacional, desde 1971, o Castro de Vila Nova de São Pedro foi ocupado no final do neolítico (cerca de 3500 a.C.) e habitado no Calcolítico, período entre há cerca de 3500 a.C. e 2200 a.C.
TH 2017

Concelho de Azambuja incentiva o “Natal Aqui!”

29 novembro 2017

Cartaz Natal Aqui!
Cartaz Natal Aqui!

O concelho de Azambuja comemora o Natal já a partir do próximo dia 1. A Câmara Municipal de Azambuja e a ACISMA – Associação de Comércio e Indústria do Município de Azambuja vão promover, durante o mês de dezembro, um conjunto de atividades alusivas a esta época festiva, como forma de promover o trabalho realizado pelas Juntas de Freguesia, coletividades, associações e IPSS’s do concelho junto da população. De 1 a 24 de dezembro, a programação do “Natal Aqui!” conta com concertos de Natal, animação de rua, atividades infantis, showcooking e uma caminhada. Além destas iniciativas, os espaços públicos das freguesias vão receber uma exposição de coroas de natal denominada “Natal na Vila”, a partir do dia 15 de dezembro. Esta mostra, alargada, resulta de trabalhos realizados pelos alunos do 1º ciclo e do pré-escolar da rede pública.
Este mês de atividades surge também no sentido de dinamizar as freguesias de Azambuja e o comércio de próximidade.
TH 2017

Edição de Novembro, esgotada.

Jornal Correio de Azambuja
Jornal Correio de Azambuja
Jornal Correio de Azambuja
Jornal Correio de Azambuja

Depois da distribuição pelo concelho de Azambuja e limítrofes, a nossa edição impressa chegou ao fim.
Agora pode consultar aqui :
https://issuu.com/correiodeazambuja/docs/correio_de_azambuja_nov_2017

Obrigado pela sua preferência:
E já estamos a preparar mais notícias.
Siga-nos também no Facebook

aqui: https://pt-pt.facebook.com/correio.deazambuja/

Assembleia Municipal reúne em Azambuja

28 novembro 2017

Páteo Valverde - Azambuja
Páteo Valverde – Azambuja

A Assembleia Municipal de Azambuja vai reunir em sessão extraordinária na próxima quinta-feira, dia 30 de novembro. pelas 20h30. O Auditório Municipal do Páteo Valverde, em Azambuja, recebe, pelas 20h30, a sessão do órgão, que conta com os seguintes pontos na ordem de trabalhos:

Ponto 1 – Eleição de 4 elementos efetivos e um suplente para representação da A.M.Azambuja junto da Assembleia Intermunicipal da CIMLT
Ponto 2 – Eleição de um Presidente de Junta e seu substituto para representação da A.M.Azambuja junto da ANMP (Ass. Nacional de Municípios Portugueses)
Ponto 3 – Eleição de um representante da A.M.Azambuja junto do Conselho do ACES (Agrupamento de Centros de Saúde do Estuário do Tejo)
Ponto 4 – Eleição de um Presidente de Junta para representação da A.M.Azambuja junto do Conselho Cinegético Municipal
Ponto 5 – Eleição de um Presidente de Junta para representação da A.M.Azambuja junto do Conselho Local de Educação
Ponto 6 – Eleição de um Presidente de Junta para representação da A.M.Azambuja junto da Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios
Ponto 7 – Eleição de um Presidente de Junta para representação da A.M.Azambuja junto do Conselho Municipal de Proteção Civil
Ponto 8 – Proposta de criação de várias comissões específicas da Assembleia Municipal de Azambuja

Esta é a primeira sessão da Assembleia Municipal, após a tomada de posse dos seus membros no passado dia 17 de outubro, relativa às eleições autárquicas de 01 de outubro de 2017.
TH 2017

Município aprova parceria com o programa “Eco-Escolas 2017/2018”

27 novembro 2017

Programa Eco-Escolas
Programa Eco-Escolas

O Executivo Municipal de Azambuja aprovou, na sua última reunião ordinária, a 21 de novembro, o protocolo que estabelece a parceria com o programa “Eco-Escolas 2017/2018”. A autarquia irá suportar os custos de inscrição – num total de 700,00 euros – das dez escolas que manifestaram a vontade em aderir, bem como prestar todo o apoio a essa participação. Recorde-se que o programa Eco-Escolas constitui um projeto educativo europeu promovido pela Fundação para a Educação Ambiental, dinamizado em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa, cujos objetivos passam por estimular as escolas a melhorar o seu desempenho ambiental, a gestão do espaço escolar e a sensibilização da comunidade. Neste ano letivo, o Concelho de Azambuja será representado pela dezena de estabelecimentos de ensino aderentes – nove escolas e um jardim-de-infância – dos três agrupamentos escolares existentes.
TH 2017

Dádiva de sangue no próximo domingo

24 novembro 2017

Cartaz Dádiva de Sangue
Cartaz Dádiva de Sangue

O Grupo de Dadores Benévolos de Sangue do Concelho de Azambuja realiza mais uma recolha de sangue. A iniciativa terá lugar na manhã de domingo, 26 de novembro, nas instalações da Junta de Freguesia de Azambuja. A ação decorrerá entre as 09h00 e as 13h00, e conta com a colaboração e supervisão do Instituto Português do Sangue e da Transplantação. Em simultâneo, o grupo dá continuidade à campanha de angariação de potenciais dadores de medula óssea. O primeiro passo desse processo consiste numa pequena colheita, destinada à análise das características do sangue, e no registo dessas características e da identificação do dador na base de dados nacional. A partir desse registo, o dador poderá ser convidado a efetuar uma dádiva destinada a uma pessoa que precise e com a qual seja compatível.
O grupo apela à participação de todos os associados e sensibiliza a população, em geral, para a necessidade de haver mais dadores e para o slogan do movimento, “dar sangue é dar vida”.